Oficinas gratuitas de arte e cultura serão promovidas em Petrolina

0
(foto: divulgação/Instituto Brasil Solidário)

Trabalhando dentro dos conceitos de sustentabilidade, utilizando a reciclagem e o reaproveitamento de materiais em todas as ações de arte, cultura e incentivo à leitura, o Instituto Brasil Solidário, promove de segunda (27) a quinta-feira (30), na Escola Municipal Osório Leônidas de Siqueira, em Petrolina-PE, uma jornada intensa de oficinas práticas, envolvendo desde formações em Xilogravura, Artes Cênicas, Música, Patchworck, Pintura e Desenho, Produção Audiovisual, Teatro de Bonecos, até uma capacitação em Mediação de Leitura, incluindo a construção de espaços literário, materiais para montagem da biblioteca e doação de acervo de mais de 100 livros para a expansão dos projetos de leitura.

Com atividades dinâmicas, criativas, despertando um novo caminho de ensino-aprendizagem, unindo a educação ambiental e o incentivo à leitura como parte do cotidiano da escola, a proposta chega ao município, a partir da parceria do Instituto Brasil Solidário com a Bayer, buscando alcançar mais de 1.300 alunos e educadores, não só da escola sede das atividades, mas com vagas para toda a comunidade do entorno, contando com envolvimento e participação das escolas municipais Neli Maria Santana e Terra da Liberdade.

Por ter o investimento em educação, nas mais variadas áreas do saber como um valor essencial para a cultura da companhia, a Bayer acredita que promover ações como essa, pode ser o caminho para um futuro de mudanças positivas. “A parceria com o Instituto Brasil Solidário reflete a importância que a empresa dá para o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente”, comenta a supervisora de engajamento comunitário da Bayer no Brasil, Rita Moreno.

As ações, seguem a metodologia do Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE, do Instituto Brasil Solidário, apresentando soluções simples, que já são replicadas em mais de 25 municípios em todo o Brasil, com o intuito de motivar a formação de novos multiplicadores em toda a rede de ensino da região, agregando as atividades lúdicas e interativas como ferramenta pedagógica de forma interdisciplinar.

O Instituto trabalha dentro do conceito do “juntos construímos”, acreditando em ações transversais e interdisciplinares, onde a iniciativa privada, o poder público e as organizações sociais podem, de forma coletiva, trazer grandes resultados de transformação social, principalmente quando o investimento tem foco em ações voltadas para a educação. “Estamos felizes de expandir a proposta do PDE para Petrolina/PE e com expectativas muito positivas de alcançarmos resultados de forte impacto social, como temos visto acontecer em escolas de várias regiões do Brasil”, ressalta Luis Salvatore, Presidente do Instituto Brasil Solidário.

Seminário de formação

Abrindo as atividades em Petrolina/PE, a programação reserva na segunda-feira (27), um Seminário de Formação, que será realizado em grande evento no Hotel Petrolina Palace, com vagas abertas para toda a rede pública de ensino do município. Os educadores poderão se inscrever diretamente na Secretaria de Educação do município, ou através do e-mail administrativo@brasilsolidario.org.br

A expectativa é reunir mais de 100 participantes, entre educadores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e técnicos da secretaria de educação, levando uma programação diversificada, com palestras sobre a importância da biblioteca escolar, incluindo técnicas de mediação de leitura e formação do leitor, além de uma apresentação abordando a “Educação sob a ótica dos Resíduos Sólidos”, que será ministrada pelo Presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore, agregando vários exemplos de ações de educação ambiental que podem ser trabalhadas junto com as atividades de arte, cultura e incentivo à leitura.

Sobre o Instituto Brasil Solidário

O Instituto Brasil Solidário IBS é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – voltada à valorização do ser humano, oferecendo-lhe oportunidades por meio da Educação.

Com 20 anos de atuação e tradicionalmente forte presença de projetos no eixo norte-nordeste, o Instituto trabalha com ações voltadas para a educação de qualidade, desenvolvendo iniciativas que empoderem a escola e a comunidade escolar. Nosso Programa de Desenvolvimento Educacional, transforma a sala de aula em um ambiente de descobertas ao tornarmos as disciplinas tradicionais mais convidativas ao conhecimento. Fazemos isso ao conectá-las com incentivo à leitura, educomunicacão, arte e cultura, educação ambiental, empreendedorismo, cidadania e até educação financeira. O resultado rompe os muros da escola ao valorizar e capacitar o educador, empoderar o aluno e aproximar famílias e escolas.

Nossa metodologia está inserida em escolas públicas e até privadas, e hoje, prova-se altamente eficaz e de escala não somente nacional, mas também global, com impactos deixados ao longo de duas décadas em quase duas mil escolas, alcançando 4 milhões de alunos em todo o Brasil. 

O trabalho do IBS tem colaborado, entre diversos ganhos em políticas públicas, para elevar os índices de desenvolvimento educacional em cidades do Nordeste, e somado esforços às redes de ensino municipais de mais de 170 municípios, muitos deles tendo crescimento da nota do IDEB, com alcance ou superação da meta. Há dois anos a nova sede administrativa está localizada na região metropolitana de Fortaleza, Estado do Ceará, com intuito de alcançar projetos com maior impacto e escala (pela proximidade do público alvo no Norte e Nordeste principalmente).