Ouricuri e Araripina registram maior número de casos de Tuberculose no Araripe

0
Teste rápido identifica casos. (foto: reprodução)

As cidades de Ouricuri e Araripina, lideram com maior número de casos de Tuberculose na região do Araripe. A informação foi divulgada pela equipe de saúde da IX Geres e da Secretaria de Saúde do Estado, nesta quinta-feira (11) durante um curso de aperfeiçoamento para profissionais da saúde básica. O incentivo deve incrementar ações que visem melhorar os indicadores epidemiológicos em Pernambuco.

O curso aconteceu na sede da escola Algo Aquino em Ouricuri, fica no Bairro Maria Gorete, do Programa Minha Casa, Minha Vida. Segundo o biomédico Renê José, dos 11 municípios alcançados pela IX Geres, Ouricuri e Araripina, estão com muitos casos confirmados e suspeitos. Em Ouricuri, o bairro Maria Gorete (Casinhas) lidera.

“O consolidado de casos da IX Regional de Saúde, 2019 já registrou 40 novos casos de Tuberculose, uma média de 140 novos casos por ano. Em Ouricuri e Araripina a gente encontra mais casos, porque são mais populosas”, explicou o biomédico.

Os municípios devem fornecer material de exames e informações para que a população fique por dentro do assunto. O biomédico ainda destacou que é preciso que as equipes de saúde estejam sensibilizadas para buscar os casos nas comunidades.

O teste rápido molecular é uma novidade que está disponível na IX Geres e os profissionais podem solicitar. O teste detecta simultaneamente o Mycobacterium tuberculosis e a resistência à rifampicina (RIF) em, aproximadamente, duas horas.