Ouricuri: “Há dois anos não tem visita do agente de saúde”, diz ouvinte

0
(Foto: Ilustração)

A dona de casa Noemi Delmondes, moradora do bairro deputado Felipe Coelho em Ouricuri reclamou nesta quarta-feira (29) que há dois anos não recebe visitas e nem orientações por parte dos agente comunitário de saúde.

Noemi contou que o ACS de nome Zé Filho esteve em 2018 na sua residência afirmando que ele seria o seu agente, mas não retornou. A dona de casa destaca que há muitas dificuldades, principalmente para marcar exames preventivos e para exames para seus dois filhos. A casa fica localizada no final do Bairro, e sofre com problemas graves de saneamento básico e limpeza urbana.

“Os meninos ficam aqui chorando com dor de dente. Eles estão arrancando por conta própria, mais tem dentes furados. Não sei se tem vaga pro dentista, não tenho informação. Quando vou ao posto, elas perguntam quem é o meu agente de saúde, eu digo o nome e digo que ele nunca mais apareceu, até os remédios tenho que comprar na farmácia, pra fazer o preventivo preciso da autorização dele e ele não aparece”, disse Noemi.

Questionada sobre o assunto, a presidente da Associação dos agentes de saúde, Roméria Rodrigues, disse que não sabe como ela ficou tanto tempo sem visitas ou porque, confirmou que existem várias áreas descobertas na sede e no interior, que o município tem um cadastro reserva do último concurso para serem chamados, mas a prefeitura espera uma ordem judicial. Ela disse que alguns ACS´s estarão se aposentando e novas áreas podem ficar descobertas, caso a prefeitura não preencha as vagas.

“Temos 18 Agentes para serem chamados, mas até o momento ainda não conseguimos nada com a gestão, porque eles esperam uma decisão judicial, mas a população não espera, vão surgir novas vagas porque alguns estão se aposentando. Não foi decidido nada, mas a gente aguarda, para que o município preencha as vagas e abra concurso para as novas vagas”, disse a presidente.