Ouvinte reclama: Posto de saúde do José e Maria está há 1 mês sem entregar bolsas de colostomia

0
(foto: Google Maps)

Uma moradora do bairro José e Maria em Petrolina entrou em contato com o WhatsApp Nossa Voz para questionar a Secretaria de Saúde sobre os pacientes que aguardam por bolsas de colostomia nas unidades de saúde do município. Segundo Maria de Lurdes, os pacientes que recebem a bolsa pelo Posto do bairro estão há um mês sem o item.

“Meu neto já está com um mês que não recebe, porque veio todo material como soro, gases e luva, mas não vieram as bolsas de colostomia. Não temos condições de comprar essas bolsas, uma só é entorno de R$ 26 a R$ 30 e não tenho condições de comprar. Se ele tem direito de receber pelo postinho, porque não veio? Ele vai ficar com o intestino de fora ou vou ter que colocar uma sacolinha de arroz e cola pra ele defecar dentro dela?”, questionou a ouvinte do Nossa Voz.

Na opinião de Maria de Lurdes, o foco da prefeitura está voltado apenas para a pandemia de Covid-19. “Antes dessa pandemia já existiam esses problemas com a Saúde. Então, não esqueçam dessas pessoas que precisam de seus materiais pra sua higiene e sua saúde”, desabafou.

Em nota encaminhada ao Nossa Voz, a prefeitura de Petrolina informou que as bolsas de colostomia são padronizadas e fornecidas pelo município. No entanto, a última marca, recebida através de licitação, “não atendia às necessidades dos pacientes. Com isso, foi feito um laudo médico e o município solicitou o cancelamento da marca específica. Quando foi feita a convocação do segundo e do terceiro colocados na licitação, eles não aceitaram. Diante disso, foi aberta uma nova licitação na última semana e esse processo está tendo continuidade nos próximos dias. Caso não tenha impedimento jurídico por causa de limitar, a empresa tem entre quinze e vinte dias para enviar o material”.