PE: Refinaria Abreu e Lima é multada em R$ 705 mil por vazamento de óleo

0
(foto: Rogério de Almeida/Sindipetro via G1 PE)

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) multou, nesta sexta-feira (13), a Refinaria Abreu e Lima (Rnest), devido ao vazamento de óleo ocorrido no fim de agosto. A multa foi de R$ 705.969,16.

O resíduo não chegou ao mar, mas atingiu uma área de 4,5 hectares, causando a morte de animais e impactando vegetações de mangue, restinga e o solo da região, segundo o órgão. Além do pagamento da multa, que integra quatro autos de infração pelos impactos à flora e à fauna da região e pela falta de apresentação de um plano específico de manejo da fauna, a refinaria localizada no Complexo de Suape, em Ipojuca, no Grande Recife, também precisa apresentar um plano de remediação para a região.

Durante os estudos feitos pela CPRH para identificar a área impactada pelo vazamento, foram coletadas amostras de oito pontos. A partir da análise, foi detectada a presença do óleo na região. O resultado também indicou que não há sinais de óleo nas águas do Rio Tatuoca, que deságua no mar. Por isso, a Agência descarta ligação com o piche encontrado em praias do litoral pernambucano no início de setembro, apesar da proximidade das áreas em que os dois fatos ocorreram.

Depois da aplicação da multa, a CPRH procura identificar se há outros impactos na região. “O valor do auto de infração é mais uma punição para a empresa, mas o valor para a reparação do dano é muito maior. A recuperação da flora e da fauna na área pode levar de seis a 12 meses”, diz. (com informações G1 PE)