Pernambuco sedia encontro nacional sobre centros de triagem e reabilitação de animais silvestres

0
(fotos: Lu Rocha (Semas/PE)

Começou, nesta terça-feira (03), o  II Encontro Técnico Nacional de Centros de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (ENACS), promovido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas) e Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). A abertura do evento foi realizada no auditório do Centro de Ensino de Graduação Obra-Escola (Cegoe), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e a programação  segue até a próxima sexta-feira (06), com palestras, minicursos, mesas de debates e a uma visita técnica ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), administrado pela CPRH.

O secretário de Meio Ambiente, José Bertotti, reafirmou o compromisso do Estado na questão de preservação do meio ambiente. “Pernambuco vem dando sua contribuição na preservação. Nós criamos duas novas UCs no Sertão, no dia 5 de junho, as Serras Caatingueiras e a Serra do Giz.  Ao todo, são 86 UCs, e vamos avançar na atualização dos diagnósticos de fauna e da flora, e ao final, esse trabalho vai nos possibilitar saber em quais locais será melhor fazer a devolução desses animais”, declarou Bertotti, também convidando os participantes para apresentar os resultados do encontro da Conferência Brasileira de Mudanças do Clima, que será realizada de 6 a 8 de novembro, no Recife, que é um preparatório para a COP 25, que será no Chile, em dezembro.

Já o presidente da CPRH, Djalma Paes, ressaltou a troca de experiências entre os profissionais que estão no evento. “Estamos tratando da recuperação de animais silvestres e do retorno ao meio ambiente e essa troca de experiência e conhecimento é muito importante para esse trabalho, para que futuramente as pessoas possam conhecer os animais no seu habitat natural. Por exemplo, em janeiro, foram devolvidos à natureza 63 papagaios-verdadeiros, no distrito de Juntaí, área rural de Lagoa Grande, no Sertão de São Francisco. As aves fazem parte do projeto Papagaio da Caatinga, iniciado em 2010 pelo Ibama, e que em 2014 passou para a coordenação para a CPRH”, afirmou. Além desses, outros 289 papagaios já haviam sido devolvidos à natureza.  

O Cetas Tangara abriga, hoje, 1.400 animais silvestres regatados pela equipe de fiscalização e por parceiros da CPRH, como a Cipoma e as Brigadas Ambientais. A entrega voluntária também tem aumentado o número de animais silvestres que a CPRH devolve à natureza. O coordenador do Cetas Tangara e biólogo, Yuri Valença, ressalta a necessidade do compartilhamento das informações entre os profissionais. “É uma necessidade que os técnicos de Cetas compartilhem formas de trabalho, porque muitas ações podem ocasionar até um desastre ambiental, como  solta um animal que não é do bioma ou do país, e correr o risco de trazer uma doença que pode prejudicar uma fauna inteira da localidade. A proposta é elaborar um documento técnico sobre soltura, manejo sanitário e tráfico de animais silvestre, entre outros temas, para se trabalhar em forma de rede e unificada”, disse Valença.

Participaram ainda da abertura do evento: Janaína Teixeira, diretora de recursos Florestais e Biodiversidade da CPRH; Iran Vasconcelos, gerente da unidade de Fauna da CPRH; Alice Soares de Oliveira, médica veterinária da divisão de Fauna, da prefeitura de São Paulo, e Jean Carlos Ramos, coordenador do grupo de estudos de animais silvestres (Geas) da UFRPE.