Petrolina: Comunidade do São Gonçalo não aceita extinção da Escola Estadual João Batista dos Santos

0
Atividade de arborização - Escola João Batista dos Santos - Petrolina-PE - 04.03.16
(foto: reprodução)

Nesta terça-feira (19), o Nossa Voz foi até a Avenida Simão Durando, no bairro São Gonçalo em Petrolina pra conferir a situação dos alunos da Escola Estadual João Batista dos Santos. É que a unidade, que atende alunos do ensino fundamental ao médio e tem turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), vai ser desativada.

Depois de 30 anos de atividade escolar, no último dia 14 de novembro, a comunidade foi avisada sobre o fechamento da unidade. Pra piorar a situação, ainda não foi apresentada nenhuma alternativa para absorção desses estudantes.

Também não foi divulgado se um novo prédio vai abrigar a unidade, já que o atual pertence ao município de Petrolina alugado ao Estado de Pernambuco e o município pediu judicialmente a devolução do prédio para atender a demanda municipal. A previsão é que, até o final da primeira quinzena de janeiro, a escola deixe de funcionar.

Os moradores não aprovaram o fechamento da unidade que atende a mais de 900 alunos nos períodos da manhã, tarde e noite. “O que a gente quer é que prometeram um prédio novo e cadê o prédio novo. A gente tem consciência que o prédio é do município. A gente não tá nessa briga pelo prédio. A gente quer o prédio que prometeram”, explicou a ex-aluna da escola, Paula Reis que também tem um filho e o esposo como alunos da unidade.

“O que a GRE nos passou foi que ia extinguir e aí a população não aceitou. Que coloque pelo menos num prédio, mas extinguir um nome assim de tanto tempo. Trinta anos não é trinta dias”, pontuou Paula Reis.

O Nossa Voz entrou em contato com a Gerência Regional de Educação (GRE) em Petrolina, que gerencia as escolas estaduais no município. No entanto, até o momento, não chegou resposta sobre o caso.