Petrolina: Corrida e caminhada conscientiza sobre a Síndrome de Down

(foto: reprodução)

Conscientizar a população sobre a Síndrome de Down que atinge mais de 300 mil pessoas no Brasil. É com este propósito que mais de 250 inscritos participam no próximo domingo (20) da ‘2ª Corrida e Caminhada Azzo Saúde – Correndo por uma causa’, que terá a largada às 7h no estacionamento do Parque Josepha Coelho, em Petrolina. Durante o evento, além da corrida competitiva de cinco quilômetros para atletas com direito à medalhas, troféus e premiação em dinheiro, haverá também  a caminhada da família com distância de três quilômetros, incluindo crianças e idosos.

A iniciativa, que conta com o apoio da Agrovale e esgotou as inscrições na semana passada, faz parte de um projeto social desenvolvido pela clínica Azzo Saúde desde setembro de 2018, quando realizou a primeira edição da corrida com o tema ‘Autismo’.

“Esse ano nosso foco é a Síndrome de Down e a conscientização de todos pela luta contra o preconceito e a discriminação, os piores inimigos dos portadores desta síndrome que apresentam características físicas típicas e algum comprometimento intelectual mas que tem os mesmos direitos e necessidades”, ressaltou a diretora executiva da clínica e coordenadora da corrida, Camila Pinheiro.

Para o diretor vice-presidente da Agrovale, Denisson Flores, a participação da empresa no evento tem uma dupla importância. “Procuramos sempre apoiar os esportes, a exemplo das ações desenvolvidas no Campeonato Baiano de Ciclismo de Estrada e na Meia Maratona Tiradentes. Nesta 2ª Corrida e Caminhada Azzo Saúde, além do conteúdo esportivo temos ainda uma causa humanitária que é a conscientização de pais, profissionais da saúde, educadores e população na luta contra as restrições impostas aos portadores desta síndrome”, concluiu.

As pessoas com Síndrome de Down têm 47 cromossomos no núcleo das células em vez de 46, como é comum. A Trissomia 21 é causada por um cromossomo extra no par 21, uma configuração que não resulta em uma doença e sim em uma condição genética. Durante o evento o público terá à disposição orientações médicas, nutricionais, fisioterapeutas, psicológicas, aferição da pressão arterial, testes glicêmicos, entre outras atividades culturais, lúdicas e físicas.