Petrolina: Falta de água interrompe serviços públicos em bairros e problemas na rede paralisam obras de pavimentação

0
(foto: reprodução)

Nesta quinta-feira (28), diversos órgãos da Prefeitura de Petrolina tiveram seu funcionamento interrompido devido à suspensão do abastecimento de água em vários bairros da zona leste do município. O episódio ocorreu após o registro de diversos estouramentos na rede de abastecimento, em importantes vias públicas, causando além de transtornos no trânsito da cidade, prejuízos para a população que precisou utilizar, principalmente, os serviços de saúde e educação.

Além da própria Secretaria, cerca de 10 Unidades de Saúde da Família (USF) tiveram seus serviços reduzidos: Vila Eduardo; Henrique Leite; Vila Mocó; Gercino Coelho; Jardim Maravilha; Ouro Preto; Antônio Cassimiro e Pedra Linda. Algumas creches funcionaram até 12h, ainda com a compra de água para o abastecimento básico.

Na área social, foram prejudicados os trabalhos no CRAS do José e Maria, e o Restaurante Popular, no Centro da cidade, também registrou a falta d’água, mas está sendo abastecido por um carro-pipa. O fornecimento será normalizado após as intervenções na Avenida da Integração e na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, onde as tubulações estouraram, causando um grande desperdício de água limpa. Segundo a Compesa, os serviços devem ser concluídos até às 22h de hoje (28).

Interrupção nas obras de pavimentação
Na última semana, a Prefeitura de Petrolina deu a ordem de serviço de 56 ruas em toda cidade. Em menos de uma semana, a gestão paralisou as atividades nas ruas 7 e 16 do Jardim Amazonas.

(foto: divulgação PMP)

Na rua Josevaldo Nogueira Luna (Rua 16), as equipes identificaram que a tubulação geral de água está a menos de 20 centímetros abaixo do chão, quando o ideal é ter, pelo menos, 60 centímetros. O mesmo aconteceu na rua Eva Mota (Rua 7), onde as atividades foram suspensas até a correção da tubulação para evitar transtornos à comunidade. 

A Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA) já notificou a Compesa para que se faça o rebaixamento das vias, bem como, reforçou o cronograma das próximas ruas e avenidas que devem receber a malha asfáltica, para que, se possa retomar a pavimentação.