Petrolina ganha programa para engajamento e formação de voluntários em causas sociais

0
(Foto: Jonas Santos/ Ascom PMP)

Mais de 50 instituições de apoio a causas sociais e ambientais participaram do lançamento do site e da inauguração do prédio do Transforma Petrolina neste domingo (18), no Parque Josepha Coelho. As duas ferramentas pretendem atrair voluntários para o trabalho de ONG’s, associações e grupos de apoio, criando uma cultura de solidariedade no Sertão de Pernambuco.

Para marcar o lançamento, o parque foi tomado por atividades para sensibilizar a população sobre o papel das instituições sociais. O público conferiu desde a apresentação de dança, música, aulas de artes marciais até um abraçaço de voluntários das entidades socioambientais em frequentadores do Josepha Coelho.

No ponto alto do festival de solidariedade, o prefeito Miguel Coelho e a coordenadora do programa, Lara Secchi Coelho, inauguraram a sede do Transforma Petrolina, que funcionará como um centro de capacitação das instituições. Também foi realizado o cadastro dos primeiros voluntários no novo site do programa, transforma.petrolina.pe.gov.br.

(Foto: Jonas Santos/ Ascom PMP)

Segundo a coordenadora do Transforma Petrolina, o próximo passo é a realização de campanhas para cadastrar mais voluntários no site e na nova sede do programa. “Foi um sonho pensado já em 2016 e que, depois de muito empenho, tornou-se realidade. Temos agora uma estrutura muito importante para melhorar o trabalho das organizações sociais e incentivar o voluntariado em Petrolina, mas é apenas o começo. Precisamos atrair mais gente, buscar novas parcerias e desenvolver campanhas para formar uma grande rede de solidariedade”, explicou Lara.

Padrinho do programa em Petrolina e idealizador do Transforma Brasil, Fábio Silva esteve no lançamento e parabenizou a cidade sertaneja, primeira do interior do Nordeste a implantar a política pública para voluntariado. “Existem duas formas de encarar a questão social: ou enganando ou chamando a sociedade para construir junto. A Prefeitura de Petrolina decide chamar todo mundo para construir junto. Essa plataforma é apenas uma ferramenta para quem não sabia como ser voluntário agora saber onde pode se cadastrar. Então estamos construindo um divisor de águas nessa relação”, relatou Fábio Silva. (Com informações: Ascom/ PMP)