Petrolina promove debate para finalizar edital para concessão dos serviços de água e esgoto

0
(foto: PMP)

A minuta do edital para selecionar uma nova concessionária que vai gerenciar os serviços de água e esgoto na cidade, elaborada pela Fundação Getúlio Vargas, já está pronta e será apresentada aos petrolinenses durante uma audiência pública marcada para a próxima terça-feira (12). Durante o encontro, que acontece a partir das 10h30, representantes da Fundação irão apresentar os detalhes do documento e também ouvir sugestões da comunidade acerca da minuta do edital que já está sob análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Todo o conteúdo do documento foi construído por representantes da administração municipal e da Fundação Getúlio Vargas, a partir de estudos técnicos recebidos por meio do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) de três empresas especializadas em saneamento básico e do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

O diretor presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de Petrolina (Armup), Rubem Franca, explica que estes estudos ajudaram a definir as diretrizes para minuta do edital que deve permitir uma nova fase para o abastecimento de água e serviço de esgotamento sanitário de Petrolina. “Foi um processo longo de quase dois anos de estudos e finalização desta minuta de edital. Agora, vamos abrir este debate, ouvir o maior interessado que é a população e amarrar de vez este processo objetivando universalizar os serviços de água e esgoto em nossa cidade” explicou.

Segundo relatórios da Armup, apesar de ser a detentora da concessão, apenas 3% da rede coletora de esgotos de Petrolina foi executada diretamente pela Companhia até hoje. A prefeitura já executou mais de 77% dos serviços relacionados à rede da cidade e agora, mais uma vez, precisou intervir e está atuando fortemente na recuperação de mais de 110 km de rede coletora da bacia do bairro Dom Avelar.