Petrolinense conquista Tricampeonato Pernambucano de Xadrez

0
(Foto: Divulgação)

O petrolinense de 17 anos, Álvaro Cristiano sagrou-se Tricampeão Pernambucano de Xadrez ao vencer a etapa estadual dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs) na categoria Infantil (de 15 a 17 anos), em disputa na cidade do Recife – PE. Álvaro é aluno do Plenus Colégio e Curso desde o 2º ano do Ensino Fundamental e contou sempre com o apoio da instituição e do professor Emídio José de Santana que o acompanha em todos os certames. Representando a escola e Petrolina, Álvaro foi campeão pernambucano em 2016, 2018 e 2019.

Com uma trajetória vitoriosa que teve início ainda na infância, quando aprendeu a fazer as primeiras jogadas, aos 3 anos, o enxadrista conquistou seu primeiro título, o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar, aos 5 anos numa disputa em Poços de Caldas (MG) no ano de 2008. Único jogador em todo o País a vencer esta competição com tão tenra idade, este petrolinense de temperamento calmo e estilo criativo de jogo, repetiu a façanha por mais 3 ocasiões: sagrando-se Campeão Brasileiro de Xadrez Escolar em 2009, 2010 e 2012.

Desde então, ele já participou de inúmeras competições nacionais e internacionais em países como Argentina, Uruguai e Bolívia, onde disputando com enxadristas de toda América Latina, obteve o terceiro lugar. Mas Álvaro queria ainda muito mais e sonhou ganhar o Campeonato Brasileiro de Categorias, a mais importante competição de Xadrez do País. O sonho se transformou em realidade depois de muito estudo, concentração, dedicação e esforço. E o resultado de todo trabalho e persistência veio em dobro com a conquista deste título nos anos de 2009 e 2011.

O próximo passo, ele já desenhou e espera trazer para Petrolina o título maior da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, competição que será realizada no próximo dia 26 de novembro na cidade de Blumenau (SC). Adiantando que está nos preparativos com uma dedicação diária de 2 horas, pesquisando a literatura do segmento e analisando situações de jogo, Álvaro Cristiano, revela que o fruto maior da experiência adquirida reside em saber lidar com as derrotas. “Apesar de ter conquistado vários campeonatos sinto que minha capacidade de aprendizado está muito mais ligada às adversidades e às derrotas que determinam o diferencial para o meu jogo”, concluiu.