UBS de Trindade deixa de atender moradores do Sítio Juá de Ouricuri; Secretaria responde

0
(Foto: Leonardo Leite)

A população do Sítio Juá, que agora é uma comunidade ouricuriense de acordo com estudos e demarcações feitas recentemente pelo IBGE, enfrenta conflitos em setores públicos por causa da mudança.

A Prefeitura de Ouricuri realizou recentemente uma audiência pública para definir como implantar atendimentos básicos na comunidade, como saúde, educação, ação social, iluminação e limpeza. Até o momento não foi divulgado nada a respeito destes atendimentos, essa semana, mulheres gestantes foram dispensadas do posto de saúde do Trevo em Trindade, a ordem segundo funcionários é não atender.

O caso gerou polêmica, de acordo com Paula Silva, do Movimento SOS Trindade a população está revoltada, ela disse que foi procurada por populares e chamou a atenção do prefeito de Ouricuri, Ricardo Ramos.

“O Postinho do Trevo, aqui de Trindade não está mais atendendo os moradores do Sítio Juá, muita gente está voltando, essa transição demora um pouco, mais a saúde da população não pode demorar. Chamo a atenção do prefeito de Ouricuri para que tome as providências, não é justo, o SUS é uma obrigação e não um favor, pedimos que ele resolva essa situação, converse com a população e explique como vai funcionar”, disse a militante.

Há informações ainda de que pessoas voltaram de Ouricuri sem atendimento, o que dá a entender que profissionais dos postos não tem conhecimento de mudança.

A produção do programa Nossa Voz da Rádio VPFM entrou em contato com a Secretaria de Saúde do município, em reposta a secretária Gardiele Andrade disse, “estamos organizando o fluxo pra repassar tudo para a divulgação, inclusive um mutirão”.