PRF recolhe 38 veículos escolares em Pernambuco; Salgueiro está na lista

0
PRF apreende van escolar com diversas irregularidades em Salgueiro. (Foto: Divulgação/ PRF)

Entre os dias 09 e 10 de março a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recolheu 38 veículos por irregularidades durante a Operação Volta às Aulas. A ação nacional teve o intuito de conservar a segurança dos estudantes que se locomovem diariamente com os veículos e controlar infrações no transporte escolar.

Foram fiscalizados 185 ônibus e vans, com 365 autuações por várias irregularidades. Falta de curso específico, habilitação e porte de autorização para conduzir escolares, ausência de equipamentos de segurança obrigatórios, falta de sinalização e mau estado de conservação dos veículos.

Ao longo da operação, uma van foi retida na BR 116. O veículo, que não tinha autorização para realizar esse tipo de transporte, levava 19 alunos da Zona Rural de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, para escola na mesma cidade e trafegava com lotação excessiva, bancos soltos e cintos de segurança quebrados. Além disso, os alunos faziam o deslocamento segurando a porta da van por estar quebrada.

A denúncia das irregularidades do escolar foi feita pelo pai de um do escolar foi feita pelo pai de um aluno, que na terça-feira (10), ao saber da operação enviou um ofício à PRF.

A Operação Volta às Aulas em Pernambuco foi dividida em duas etapas. Na primeira, foram realizadas reuniões com representantes de prefeituras para orientação dos requisitos necessários para o transporte escolar. Já na segunda parte, as buscas e autuações foram feitas. Algumas irregularidades consideradas mais graves serão encaminhadas ao Ministério Público para que medidas legais sejam tomadas. (Fonte: JC)