Projeto da Manta Caprina e Ovina é sancionada como patrimônio imaterial

0
Prefeito sancionou o projeto no gabinete com a presença de autoridades e criadores. (foto: divulgação)

A sanção do projeto que institui a Manta Caprina o Ovina como Patrimônio Cultural Imaterial do município foi realizada ontem no gabinete do prefeito Miguel Coelho. Os autores do projeto legislativo, Maria Elena Alencar, Aero Cruz e o Ronaldo Souza participaram do ato. Também marcaram presença técnicos da Embrapa Semiárido, além do Secretario de Agricultura, Simão Filho, criadores, produtores e comerciantes da Caprinocultura.

A vereadora Maria Elena é uma dos autores do projeto. (foto: divulgação)

A sanção é mais um incentivo ao setor que podem se qualificar e se certificar para ganhar as prateleiras de frigoríficos e supermercados, chegando à mesa de todo o Brasil. “Com a ajuda da Prefeitura municipal de Petrolina, Embrapa e todos os outros parceiros, entre eles o IF Sertão, Univasf, Adagro, IPA, nossa luta vai se estender até vermos nossa Manta Caprina e Ovina devidamente qualificada, certificada e portanto autorizada a sua comercialização e consumo em cadeia nacional, inclusive fora do Brasil”, comemorou a vereadora Maria Elena.

A Manta de Petrolina é a carne retalhada, conhecida também como “manta seca de bode”, “bode salgado”, “bode retalhado”, “bode seco” e “carne de bode retalhada”, é um produto cárneo, confeccionado a partir das carcaças caprinas e ovinas, submetidas ao processo de desossa parcial, seguida de salga e secagem.