Reitor da Univasf confirma cerca de 150 demissões de terceirizados e não descarta mais cortes

0
(foto: Milena Pacheco/Nossa Voz)

No Nossa Voz desta segunda-feira (15), o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Julianeli Tolentino explicou a situação financeira da Univasf que está enfrentando com o corte de quase R$ 12 milhões no orçamento anual. Ele confirmou que ajustes estão sendo feitos e que mais de 150 contratados estão sendo desligados.

“Devido a esse bloqueio orçamentário, que corresponde a quase 30% do orçamento no caso da Univasf, nós temos sofrido impacto na manutenção das nossas atividades. Tivemos que reduzir o número de postos continuados, que são os nossos contratos de terceirizados como motoristas, pessoal da limpeza, da vigilância, do apoio administrativo, aproximadamente 150 terceirizados”, informou o reitor da Univasf.

Um dos reflexos desses corte orçamentário é a situação preocupante da TV Caatinga. “Como a TV Caatinga funciona basicamente com o pessoal terceirizado, nós tivemos a redução de quase a totalidade desses funcionários e, consequentemente, nós teremos uma redução muito grande nas ações, como por exemplo as transmissões ao vivo dos eventos”, pontuou Julianeli Tolentino.

Ainda segundo o reitor, caso o Ministério da Educação não reverta o bloqueio, novas demissões poderão acontecer ainda neste ano. “Com esses cortes de aproximadamente 150 terceirizados, o volume que nós deixamos de pagar às empresas é corresponde a, aproximadamente, R$6 milhões ou seja, é mesmo de 60% daquilo que está bloqueado. Então nós temos que executar outras ações pra chegamos a esse equilíbrio”, lamentou o Tolentino.