Representante do Grito dos Excluídos lembra polêmica com prefeitura e espera ‘maturidade’ da gestão

0
(foto: Milena Pacheco/ Nossa Voz)

Pelo 15º ano, o desfile de 7 de setembro em Petrolina contará com a presença do Grito dos Excluídos. A concentração será na Praça Dom Malan, a partir das 8h e o desfile encerra a programação.

Um dos organizadores da manifestação é Robson Nascimento. Ele esteve no Nossa Voz desta quinta-feira (06). De acordo com Robson, este ano o Grito dos Excluídos teve uma adesão maior do que em anos anteriores, citando movimentos sociais, cristãos, além da articulações com grupos indígenas e quilombolas.

O tema de edição deste ano é “Esse sistema não vale. Lutamos por justiça, direitos e liberdade”, que é um convite a reflexão para a sociedade. Questionado se ele teme a uma nova represália da Prefeitura durante o desfile, Robson disse: “É um movimento livre e democrático. Recebi o jato de spray de pimenta. Uma ação desastrosa por parte da segurança do executivo municipal. Não havia necessidade, ali haviam crianças, trabalhadores, mulheres, idosos participando do evento. (…) Tava tendo uma apresentação cultural em frente à prefeitura, infelizmente, o prefeito não entendeu que quem está em um cargo público está sujeito às críticas”, relembrou.

Ainda segundo Robson Nascimento, como em todos os anos, a expectativa é que este ano, o protesto seja respeitado. “Espero que o prefeito, a administração municipal tenham amadurecido nesse período e que tenham aprendido a viver com o contraditório”, finalizou.