Sábado (18) tem Mutirão de Glaucoma da Univasf em Petrolina

0
(foto: Milena Pacheco/Nossa Voz)

Neste sábado (18), 120 pacientes vão passar por consultas oftalmológicas em Petrolina-PE. O mutirão vai ser realizado na policlínica da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e tem como meta alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do glaucoma.

A terceira edição do mutirão antecede as comemorações de 26 de maio, Dia Nacional de Combate à Doença. “A Secretaria de Saúde do município fez uma pré-triagem e encaminhou os pacientes para o mutirão. É possível que a gente também acabe recebendo uma demanda espontânea, mas o ideal é atender mesmo os pacientes encaminhados”, explicou o gerente de ensino e pesquisa da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Ricardo Santana de Lima que deu detalhes da iniciativa no Nossa Voz desta quinta-feira (16).

Os pacientes selecionados para o mutirão poderão passar por uma série de exames como: Teste da acuidade visual, Teste da Sombra, Biomicroscopia, Aferição da pressão intraocular (PIO) e Exame de fundo de Olho.

Sobre a doença

O Glaucoma é um problema que pode ter consequências graves e levar à cegueira. Apesar disso, a doença não apresenta sintomas em sua fase inicial. Por isso, é importante receber o diagnóstico e começar o tratamento o mais breve possível.

O grupo de pessoas com maior incidência de Glaucoma é composto por pessoas a partir de 40 anos, afrodescendentes, indivíduos com alta miopia e hipermetropia, diabéticos, hipertensos e pessoas com histórico na familiar da doença.