Santa Maria: alunos do IF-Sertão aderem à protesto nacional da educação

0
(foto: Anderson Guimarães/Nossa Voz)

Nesta quarta-feira (15), alunos, professores e funcionários do IF-Sertão Campus Santa Maria da Boa Vista-PE aderiram à paralisação nacional da educação contra o bloqueio de recursos feito pelo Governo Federal. Escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino do município também apoiaram o ato, além de movimentos sociais como o Movimento dos Sem Terra (MST).

A concentração começou às 7h30 na Praça do Vaqueiro. Em seguida, o grupo percorreu a avenida principal e seguiu para o Centro do município. A diretora do IF-Sertão, Maria Gomes, acompanhou o protesto e avaliou de forma positiva a ação.

“Essa luta pela democracia, pela educação de qualidade ela é muito importante, inclusive para a formação dos nossos alunos. Sair um pouco dos muros ali da instituição e entrar em contato com a sociedade. (…) A gente viu nossos alunos, pais de alunos, escolas estaduais, municipais, os movimentos sociais que são importantíssimos nessa busca por direitos, nessa busca por educação gratuita. Então esperamos que esse bloqueio seja revertido depois de hoje. Imagino que o Brasil inteiro vai às ruas solicitar que o governo repense essa decisão porque, de fato, ela inviabiliza a educação” destacou a gestora.

Com a redução de quase 40% dos recursos destinados ao Instituto de Santa Maria, o If-Sertão afirma que os serviços serão prejudicados, terceirizados serão demitidos, estudos e visitas técnicas, que são de grande importância para os alunos, serão suspensos. Enquanto a reportagem do Nossa Voz permaneceu no local, apenas os vereadores Irmão Cícero, Anderson Harlem e Ana Graciliano acompanhavam os estudantes, além do vice-prefeito do município, Valter Firmino. (por Anderson Guimarães/Nossa Voz)