Secretário garante pagamento de dívidas com pipeiros do Sertão

0
(foto: Karine Paixão/Nossa Voz)

Durante a passagem do governador de Pernambuco, Paulo Câmara ao Sertão, o secretário de Desenvolvimento Agrário, Dílson Peixoto respondeu aos questionamentos da imprensa sobre a paralisação da Operação Pipa do governo estadual e as dívidas que o Governo ainda tem com os pipeiros que atuavam no programa.

O secretário explicou que o “programa foi paralisado em 2017, então as dívidas são de 2015, 2016 e 2017. 2018 não tem dívida porque não contratamos ninguém, já foi extinto o programa do IPA”. No entanto, a expectativa da pasta é quitar primeiro as dívidas com os pipeiros do Sertão e, logo após, quitar as pendências com os pipeiros do Agreste.

O secretário Dílson Peixoto ainda destacou que o governo já com seguiu parte dos valores para sanar essas dívidas. “O que a gente tá fazendo agora e que a gente vinha tentando desde o início do ano e continua é quitar dívidas anteriores. Eu herdei um passivo na ordem de R$4 milhões. Então a gente agora conseguiu a liberação dos primeiros R$1,300 milhão, que a gente vai resolver parte importante dos pipeiros da região de todo o sertão”, garantiu.

Para a retomada da Operação Carro Pipa, a secretaria está tentando viabilizar uma parceira com a Compesa e mais recursos de outras pastas. “A gente tá negociando com a secretaria de planejamento e com a secretaria da fazenda a liberação de mais recursos. a nossa ideia de retomar o carro pipa é que ele seja em parceira com a Compesa. não há previsão no nosso orçamento do IPA pra bancar esse sistema. Então, a gente precisa do apoio da Compesa. E a gente já iniciou a conversa com a secretária Fernandha Batista e com a nova presidente de Compesa”, pontuou.