Sem rede de esgoto, moradores do Jardim Petrópolis voltam a reclamar e pedem solução

0
(Ilustração/ Nossa Voz)

Uma demanda antiga dos moradores que residem no bairro Jardim Petrópolis em Petrolina, a falta de saneamento básico. O programa Nossa Voz nos Bairros foi até a comunidade em agosto deste ano, e de lá mostrou os relatos passados pela população.

Nesta terça-feira (15) ouvintes entraram em contato com o Nossa Voz e mais uma vez fizeram reclamações. Luiz Alves, morador da Rua 15, do bairro Jardim Petrópolis disse que gostaria que alguém da Compesa tomasse providências sobre essa situação.

“Não tem água encanada, não tem rede de esgoto e as ruas ficam podres. Tem ruas aqui que ninguém aguenta passar por causa do mau cheiro, desde 2014 que João Raphael (gerente Regional da Compesa) prometeu fazer a rede de esgoto e até hoje só ficou na promessa, é muito sofrimento”.

O morador Ailton Vidal, presidente da associação de moradores do bairro, disse que sempre esta cobrando as demandas da comunidade. “Cobro direto. As bocas de lobos são todos entupidas, já solicitei um caminhão pode ser mesmo nos finais de semana para resolver isso, eles só dizem que tem muitas ordens de serviços e não mandam, desde o programa Nossa Voz aqui no bairro que João Raphael disse que iria me procurar e até hoje nada, com os entupimentos na rede, o esgoto sempre retorna para dentro das residências”.

A produção do programa Nossa Voz entrou em contato com a Compesa e com a prefeitura de Petrolina, confira.

Em resposta a Companhia pernambucana de Saneamento disse que não opera o Sistema de Esgotamento Sanitário do bairro Jardim Petrópolis, de acordo com o gerente Regional, João Raphael o atendimento no bairro ainda não foi realizado devido a demanda dos bairros em que a Compesa opera.

A prefeitura de Petrolina relatou que a Compesa enquanto concessionária dos serviços de água e esgotos é a responsável direta por esses serviços na cidade. Mas, diante de tantos impasses da Companhia a prefeitura já está concluindo um edital que vai selecionar uma nova empresa pra melhorar o serviço. A ideia é de fato trazer dignidade à população que sofre com esgotos nas ruas.

No caso específico do Jardim Petrópolis, a Armup enviará uma equipe ao local para verificar o que pode ser feito para minimizar os transtornos.(Por: Iara Bispo/ Nossa Voz)