Sobe para 159 casos de Sarampo em Pernambuco

0
(foto: reprodução)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgou um novo boletim epidemiológico dos casos de Sarampo. Até o último dia, foram notificados 1.119 casos do estado, com 159 confirmações e 499 descartes. A maior parte dos municípios são oriundos da região da IV Gerência Regional de Saúde (Geres), no Agreste e na Região Metropolitana do Recife.

A SES-PE reforça que as ações de vigilância epidemiológica (investigação dos casos e vacinação de bloqueio), além da assistência ao paciente, são iniciadas logo após a notificação do caso, ou seja, independente do resultado laboratorial. A medida busca evitar o agravamento do caso e a propagação da doença. As medidas são realizadas pelos municípios com o apoio das Geres e do Estado. Por fim, a Secretaria informa que tem recebido normalmente a vacina tríplice viral do Ministério da Saúde e feito a distribuição aos municípios.

VACINA
De janeiro a 02 de dezembro, foram aplicadas 709.107 doses da vacina tríplice viral em Pernambuco, um quantitativo 35% maior do que o mesmo período de 2018, com 524.202 doses. Além do sarampo, o imunizante protege conta a rubéola e caxumba.