UNINASSAU realiza ação gratuita de prevenção à diabetes em Petrolina

(Foto: Divulgação)

Para lembrar o Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, a Faculdade UNINASSAU Petrolina vai promover uma ação gratuita de prevenção e diagnóstico da doença. O evento acontecerá na próxima quarta-feira (14), das 8h às 11h, na Orla I da cidade.

Alunos e professores vão realizar testes de glicemia, aferição da pressão arterial e sensibilização em relação ao diabetes e à prática de exercício físico. “A ação visa, realmente, chamar atenção para um cenário preocupante e que precisa de cuidado. O diabetes é uma doença sem cura, mas controlável, então é preciso compromisso para se cuidar”, ressaltou a coordenadora dos cursos de Biomedicina e Farmácia da UNINASSAU, Victória Carvalho.

A coordenadora do curso de Educação Física da Instituição, Karla Melo, alertou sobre a necessidade de o corpo estar em movimento. “Sabemos que a obesidade está diretamente ligada ao diabetes tipo 2, adquirido ao longo da vida, que representa 90% dos casos da doença no Brasil, então é preciso abandonar o sedentarismo e mudar a alimentação”, explicou.  

De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas com diabetes no mundo aumentou de 108 milhões em 1980 para 422 milhões em 2014. Segundo o Ministério da Saúde, entre 2006 e 2016, os casos de diabetes cresceram 61,8% no Brasil. (Ascom)