UPAE de Petrolina vira unidade dedicada para a Covid-19

0

Seguindo o planejamento de expansão da rede de saúde para o enfrentamento ao novo coronavírus em Pernambuco, o Governo de Pernambuco abre, nesta quarta-feira (1º/04), dez leitos intermediários na Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Petrolina dedicados e exclusivos para pacientes com quadros suspeitos, ou confirmados da Covid-19.

O fluxo de atendimento na unidade será regulado pela Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL), que encaminhará usuários admitidos em serviços da Região que se encaixem nos critérios para Síndrome Respiratória Aguda Grave com suspeita ou confirmação de Covid-19. “Com a implementação dos leitos intermediários para pacientes com suspeita ou confirmados para a Covid-19 na UPAE Petrolina, damos mais um passo na qualificação da nossa rede de saúde para a pandemia do novo coronavírus, aumentando o número de leitos destinados a esses usuários no Sertão pernambucano. Por determinação do governador Paulo Câmara, o Governo de Pernambuco tem o compromisso de preparar a rede de Saúde para o atendimento dos casos”, comenta o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Os leitos de cuidados intermediários são voltados para pacientes com quadros considerados moderados, que não precisam de suporte de respirador. Na UPAE de Petrolina, a previsão é que sejam abertos, até o final de abril, um total de 100 leitos, sendo 20 de UTI.

LEITOS

Para lidar com a assistência voltada aos pacientes com a Covid-19, o Governador Paulo Câmara já anunciou a criação de 1 mil novos leitos dedicados para a doença em Pernambuco, sendo 400 de UTI e 600 de enfermaria. Nos últimos dias, 290 leitos já foram abertos, sendo 90 de UTI e 200 de enfermaria. Além disso, a Prefeitura do Recife também já realizou a abertura de 106 leitos, sendo 31 de UTI, no Hospital da Mulher e na Policlínica Amaury Coutinho.

O Governo de Pernambuco também requisitou o Hospital Alfa, unidade privada localizada na zona Sul do Recife, que estava fechada desde 2018. A estrutura já está passando por reformas e o hospital passará a compor a rede estadual de saúde, atuando de forma dedicada para a atenção aos pacientes com a Covid-19, garantindo a ampliação da assistência à população em Pernambuco. Ao todo, a unidade contará com 230 leitos, sendo 100 de UTI.