Uva do Vale vai ser exportada para a Europa com taxa zero

0
Maria do Socorro, de 44 anos, colhe uvas do tipo cabernet sauvignon enquanto ouve seu radinho de pilhas. Vinícola Terroir do São Francisco, bairro de Vermelhos, Lagoa Grande, Pernambuco. 19/11/2010. Foto: TIAGO QUEIROZ/AE
(foto: Tiago Queiroz/AE)

Um pleito de anos dos produtores de uva do Vale do São Francisco foi atendido. O deputado federal Fernando Filho anunciou na noite de ontem (29) que a uva de mesa produzida no Brasil chegará à Europa com taxa zero. Isso é resultado de um acordo firmado entre Mercosul e União Europeia.

(foto: reprodução whatsApp)

O deputado agradeceu ao empenho da ministra da Agricultura Tereza Cristina, que visitou a região em abril deste ano e ouviu as reivindicações dos produtores. No entanto, as condições igualitárias de competitividade com outros países produtores é uma luta bem mais antiga. Tanto que em junho de 2016, o então deputado federal Guilherme Coelho (PSDB-PE) se reuniu com o então ministro de Relações Exteriores, José Serra, em audiência, e pediu o fim do ‘Import Duty’.

O então deputado Guilherme Coelho encabeçou a luta pela taxa zero da exportação da uva desdes 2016. (foto: divulgação)

Guilherme Coelho, que é diretor da área internacional da ABRAFRUTAS, argumentou que o Itamaraty precisava interferir junto às negociações do Mercosul e a Comunidade Comum Europeia para zerar a alíquota para uvas frescas do Brasil, considerando que países exportadores como Chile, Peru e África do Sul já se beneficiam com a tarifa zero.