Dom Francisco Canindé Palhano recebe título de cidadão e Medalha Dom Malan em Petrolina

0

“Amor”, ingrediente necessário para que tenhamos paz, disse Dom Francisco Canindé Palhano na sessão desta terça-feira, (11), a Câmara Municipal de Petrolina. Na ocasião A Casa Plínio Amorim teve o privilégio de entregar o título de cidadão petrolinense e da Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Dom Malan, ao bispo diocesano, Dom Francisco Canindé Palhano.
Com vários representantes da sociedade civil, e autoridades católicas a solenidade aconteceu nesta manhã.

“Certamente o reconhecimento gera o compromisso, ou seja, vamos devolver o compromisso para trabalhar cada vez mais para o bem comum e viver aquela experiência que Jesus deixa no seu evangelho, que veio para que todos tenham vida em abundância, então a presença do bispo é sempre para anunciar Jesus, onde a vida se transforma, acima de tudo, porque Deus ensina amarmos a Deus sobre todas as coisas, e a via para chegar a Deus é amar o próximo”, destacou o bispo ao comentar o sentimento de receber a honraria.

A propositura é fruto dos projetos de decretos legislativos dos vereadores Cícero Freire e Rodrigo Araújo.

Ele aproveitou o momento para deixar uma mensagem de paz em meio aos tribulações que o mundo enfrenta. “O grande termômetro é o amor, toda vez que eu me afasto do verdadeiro amor, eu enveredo  por um caminho que não é bom. Falta pão na mesa das pessoas, porque falta amor, falta amor porque falta Deus, e faltando Deus falta tudo. Então é extremamente importante que a gente volte a conceber o verdadeiro sentido dos mandamentos da lei de Deus”.

Sobre o bispo

O bispo é natural de São José de Mipibu, do Rio Grande Norte e assumiu a diocese de Petrolina em 2018. Nasceu dia 1º de fevereiro de 1949. Antes de Petrolina, Dom Francisco comandou a diocese de Senhor do Bonfim desde 2006.