Energia furtada em Petrolina abasteceria Garanhuns por 1 mês inteiro, informa Celpe

0
(foto: G1)

Em passagem por Petrolina, o superintendente de Operações do Interior da Celpe, André Luiz dos Santos falou sobre o projeto de automação de rede, que promete acelerar o restabelecimento de energia. Ele ainda respondeu questionamentos constantes no Nossa Voz sobre o alto valor das contas, problemas no fornecimento e até apresentou números sobre furtos de energia elétrica aqui de Petrolina.

Automatização da rede
A Celpe está com um projeto de automação de rede, que promete acelerar o restabelecimento de energia em elétrica. O superintendente explicou como esse projeto funciona e quais os resultados esperados.

“É um projeto inovador que está no investimento da companhia pra 2019, que é o Smart Grid daqui de Petrolina, que é o Projeto ‘E’, de Automação Inteligente de Redes. É um conjunto de 25 equipamentos automatizados na rede. Cada um desses 25 conversam entre si. E na hipótese de uma falta de energia, esse sistema se autoconfigura em pouquíssimos minutos, restabelecendo a energia pra maioria da área afetada”, explicou André Luiz.

No entanto, as quedas de energia e a proximidade da fiação às residências, tanto em alguns bairros, quanto na zona Rural de Petrolina, também são motivos de reclamações constantes no Nossa Voz. Por isso, a gente também quis saber como a Celpe está trabalhando para atender a essas demandas da população.

“A Celpe tem toda uma estrutura. O que é fundamental é que o cliente acione o Celpe pelos canais de atendimento, o mais rápido possível. O Teleatendimento é pelo número 116, pode também fazer uma reclamação de ausência de energia por meio da Agência Virtual. O que a gente de dica de segurança é que o cliente não procure fazer a intervenção. Que ele, de fato, chame a Celpe porque a rede elétrica é perigosa e precisa ser manuseada por profissionais qualificados e treinados”, pontuou o superintendente de Operações do Interior.

O superintendente de Operação do Interior da Celpe, André Luiz e o gerente de Operações Hugo Vidal. (foto: Milena Pacheco/Nossa Voz)

Valor das contas de energia e furtos da rede
Quem mora em Petrolina também reclama, e muito, do valor das contas de energia. Por isso, o superintendente André Luiz explicou como a conta é composta e o que qual fatia cabe à Celpe.

“Numa conta de energia, 22% do valor é cabível à distribuidora. Imagine uma conta de R$ 100,00, R$ 22,00 fica com a Celpe. Isso não é lucro, isso pra compensar todas as despesas e financiar o investimento da empresa para melhoria da rede. A outra parte grande, 36% são de impostos. A Celpe nesse sentido atua como um mero arrecadador. Ela recebe os valores e, simplesmente, repassa para as devidas esferas (federal, estadual e municipal). E tem também a parcela grande de 42%, que é a compra da energia, que são os encargos do setor, que também são repassados. Então, quando a Celpe emite uma fatura, independente se ela receber ou não, ela é obrigada a pagar tudo isso”, justificou André Luiz.

Uma das formas que o consumidor está vislumbrando pra baratear os custos de energia é o investimento na produção de energia solar. Essa nova configuração do mercado inclui empresas e até residências apostando em energia solar em Petrolina. Mas, enquanto algumas pessoas investem para baratear as contas de forma lícita, têm muita gente que ainda recorre aos famosos gatos para furtar energia da rede. O superintendente de Operações do Interior da Celpe, André Luiz falou sobre esse problema enfrentado pela companhia em todo o estado e apresentou um dado assustador sobre irregularidades na nossa cidade.

“A Celpe já fez aqui em Petrolina, 8 mil inspeções a clientes, dos quais em 5 mil delas foram encontradas irregularidades. A energia que foi desviada é capaz de atender a um município como Garanhuns por um mês”, relatou André Luiz. Para combater esse tipo de crime, punível com até três anos de prisão, a Celpe conta com a parceria da Polícia Militar, que já encaminhou várias pessoas para prestarem esclarecimentos.