Grávida denuncia espera de mais de 5 horas por atendimento no Dom Malan

0
“Cheguei ao hospital Dom Malan por volta das 11h40, passei pela triagem já mais de 13h”, diz grávida”.(Foto: Reprodução Internet)

O programa Nossa Voz recebeu nesta quinta-feira (6) uma denúncia sobre a demora no atendimento no Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina. Marta Zayonara, de 29 anos, moradora do bairro Vila Eduardo, está grávida de sete meses e meio e sofreu para conseguir atendimento. Ao Nossa Voz, ela falou que nesta segunda-feira (3) foi ao posto de saúde do bairro. Ao chegar na unidade, a informação repassada foi que a médica ainda não tinha voltado das férias. Segundo Zayonara desde a semana passada não tem atendimento médico na unidade. Por isso, ela resolveu buscar o HDM/IMIP.

Ao Nossa Voz a gestante relatou: “Cheguei ao hospital por volta das 11h40. Mas só passei pela triagem mais de 13h. Isso é um absurdo”, reclamou Marta informando que o caso foi comunicado à assistência social e à ouvidoria da unidade hospitalar.

Ainda segundo Marta Zayonara, dois médicos estavam atendendo durante o período da manhã, mas na sala de espera tinha gestante aguardando desde 7h. “Fui atendida pelo médico já às 17h. (…) Achei que estava com a pressão baixa por me senti sonolenta, mas, pra minha surpresa, a pressão estava alta, 15×10. (…) Foi quando o médico disse que eu iria para UTI com urgência”.

A mulher foi internada e na terça-feira (04), já na Unidade de Terapia Intensiva, os médicos solicitaram o cartão da gestante. “Nesse momento já começou outra complicação. Eu disse que o cartão estava com eles [equipe]. Aí começou a confusão. Minha mãe já foi atrás e eles foram super ríspidos e disseram que ela poderia falar com quem quisesse, porque não resolvia mesmo”, explicou a Marta Zayonara.

O Nossa Voz entrou em contato com a assessoria do HDM/IMIP para saber o porquê da demora do atendimento e o que a unidade vai fazer sobre o sumiço do cartão da gestante. E também a Secretaria de Saúde para saber quando o atendimento médico no Posto de Saúde da Vila Eduardo será normalizado. Assim que as respostas chegarem, elas serão divulgadas. (Por: Iara Bispo/ Nossa Voz)