Pernambuco confirma 28 casos de coronavírus e deixa de cobrar conta de água a mais de 120 mil pessoas

0
Foto: Reprodução/YouTube

Chegou a 28 o número de casos confirmados do novo coronavírus, em Pernambuco. De acordo com o boletim divulgado nesta quinta-feira (19), são seis casos a mais que na quarta-feira (18), com 508 notificações para a doença Covid-19. Além disso, o estado anunciou medidas para melhorar o abastecimento e informou que vai deixar de cobrar a conta de água a mais de 120 mil pessoas (veja vídeo acima).

O novo boletim aponta que os novos casos foram registrados em quatro pacientes do Recife. Também estão na relação uma pessoa de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, e um morador do Rio de Janeiro, que teve passagem pela capital pernambucana.

Segundo o estado, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) vai isentar de pagamento as pessoas enquadradas na categoria social. Essa tarifa é cobrada a quem tem renda de até um salário mínimo e consumo residencial de até 10 metros cúbicos por mês, em média.

A medida, informou o governo, vale enquanto durar a crise causada pela Covid-19. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva transmitida pela internet, pelo governo do estado.

Ainda de acordo com o governo, obras de curto prazo serão realizadas para ampliar a oferta de água no Grande Recife para 250 mil pessoas. Moradores da região têm se preocupado com o aumento de casos de coronavírus, devido ao racionamento. Eles questionam como é possível reforçar hábitos de higiene diante das torneiras vazias.

Para as comunidades que não têm abastecimento, o estado prometeu ampliar de 16 para 40 o número de carros-pipa enviados.

O Sistema Tapacurá, responsável pelo abastecimento de 25% do Grande Recife, terá um incremento de captação de água de 20%, passando de 2,5 mil litros por segundo para 3 mil. A ação é imediata e beneficia 150 mil pessoas.

De acordo com a secretária de Infraestrutura de Pernambuco, Fernandha Batista, também há uma expectativa de melhoria da distribuição de água por causa da previsão de chuvas para várias regiões.

“O volume a ser disponibilizado, que está em andamento no Sertão, tem possibilidade de ocorrer em 20% a mais que a média. Temos 14 barragens que estão ou vertendo ou perto disso. Isso quer dizer que há aumento considerado no nível dos rios. Um exemplo é a barragem de Jucazinho, que passou cinco anos colapsada. Esse nível, nas últimas 36 horas, passou de 0,8 para 5%”, afirmou.

A presidente da Compesa, Manoela Marinho, disse, no entanto, que a melhoria no abastecimento não significa mudança no calendário de distribuição de água.

“Nos morros da Zona Norte do Recife, temos áreas mapeadas que estão desabastecidas por causa da pressão. Agora, elas voltarão a receber água, devido a uma antecipação do uso de Tapacurá. Temos tido bastante chuva em nossos mananciais e algumas cidades já estão saindo da situação de colapso ou rodízio”, disse.

Notificações
De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, há, ao todo, 508 notificações, com 166 descartes, 311 casos ainda em investigação e três casos prováveis, que são os de pacientes que tiveram contato com pessoas com diagnóstico confirmado e apresentaram sintomas semelhantes aos da Covid-19.

André Longo afirmou, ainda, que o governo está trabalhando para garantir o abastecimento de equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde envolvidos no enfrentamento à Covid-19.

“O governador determinou que fossem feitas requisições administrativas de materiais e insumos e licitações de forma emergencial. Não há, até o momento, relatos de desabastecimento nos hospitais de referência no tratamento da Covid-19”, afirmou.

Transporte
O isolamento social é uma das medidas mais indicadas para a contenção da pandemia do novo coronavírus. Por causa disso, o governo tem editado decretos para diminuir a circulação de pessoas pelo estado.

Segundo o procurador-geral do Estado, Ernani Médicis, apesar disso, não há, por enquanto, restrição à circulação do transporte coletivo.

“Os ônibus vêm funcionando normalmente, de acordo com as determinações baixadas, para higienização de coletivos e terminais, assim como o disciplinamento das filas e controle de acesso a esses veículos. Só com as medidas restritivas, tivemos, em uma semana, uma redução de 40% no número de passageiros do transporte coletivo do Grande Recife”, declarou o procurador.

Governo determina fechamento de shoppings, bares e estabelecimentos devido ao coronavírus

Restrições
Mais cedo, o governador Paulo Câmara anunciou um decreto que determina o fechamento de shoppings, salões de beleza, restaurantes, lanchonetes e comércio de praia em todo o estado

A determinação começa a valer a partir do sábado (21) e possibilita, aos bares, lanchonetes e restaurantes, continuar funcionando apenas com serviços de entrega. Parques e praias só podem receber pessoas para práticas esportivas.

Polícia pode ser acionada em caso de descumprimento de medidas de prevenção ao coronavírus

Desde a terça-feira (17), o governo anunciou a proibição de eventos com mais de 50 pessoas. No mesmo dia, o Executivo também determinou que todas as pessoas que chegarem ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes/Gilberto Freyre precisam ficar em quarentena por sete dias, sobretudo, os que tiveram como origem países com casos de coronavírus.

Nesta quinta, o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua Cavalcanti, disse que, quem descumprir o decreto, pode sofrer punições, que vão de multa até detenção, de um mês a um ano. (Com informações G1 PE)