Rio São Francisco: audiência debate riscos após tragédia em Brumadinho

0
(foto: Felipe Bione)

Nesta segunda-feira (03), a Câmara de Vereadores de Petrolina-PE sediou uma audiência promovida pela Frente Parlamentar de Defesa do Rio São Francisco da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Foram discutir riscos ao rio após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG). Entre os objetivos do encontro estão a análise da contaminação do rio e os impactos nos usos múltiplos das suas águas.

Participaram da audiência os deputados da frente Lucas Ramos (PSB) e Dulcicleide Amorim (PT), presidente do Distrito de Irrigação Nilo Coelho, José Loyo, o prefeito de lagoa Grande Vilmar Capellaro e o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Julianelli Tolentino. Além de representantes do Movimentos de Atingidos por Barragens (MAB), o gerente regional da Compesa, João Raphael Queiroz, o ambientalista da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), Victor Flores e os vereadores de Petrolina, Ronaldo Cancão, José Batista da Gama, Cristina Costa, Manoel da Acosap, Cristina Costa, Paulo Valgueiro, Gilmar Santos, Gilberto Melo, Ronaldo Silva, Maria Elena Alencar, Elismar Gonçalves, Osinaldo Souza, Rodrigo Araújo e Cícero Freire.

(foto: Felipe Bione)

O deputado Lucas Ramos, que é o coordenador da Frente, falou ao Nossa Voz sobre a importância do tema. “Um debate importantíssimo, caro aos interesses, não só dos petrolinenses, mas de todo o povo ribeirinho. A nossa preocupação diz respeito ao nível de contaminação das águas depois do rompimento da barragem de Brumadinho. Pode parecer distante, mas tem um impacto direto na nossa vida”, destacou.

Lucas Ramos ainda informou que toda a agenda cumprida pela Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco está ajudando na elaboração de um documento. “Esclarecendo as responsabilidades e cobrando das autoridades políticas , dos agentes públicos as ações necessárias para garantir a saúde do Rio São Francisco”, explicou o deputado estadual.

Fernanda Rodrigues faz parte do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). (foto: Carol Souza/Nossa Voz)

A integrante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Fernanda Rodrigues cobrou da Frente Parlamentar e das autoridades presente providências para assegurar a saúde da população. “Ou nós vamos esperar que esse rejeitos cheguem, comecem a matar a população e a gente tenha muita dificuldade em produzir alimentos e viver nessa região? (…) Eu acredito que a comissão deve ter ações prática e imediatas pra punira empresa pra que ela comece a ter responsabilidade por essa população que está aqui abaixo”, reivindicou.

Sobre a Frente

A Frente Parlamentar de Defesa do Rio São Francisco foi criada logo após o desastre que atingiu, além de casas, uma pousada, propriedades rurais, plantações e área de Mata Atlântica em Brumadinho. Até agora foram confirmadas 244 mortes, e 26 pessoas continuam desaparecidas. A iniciativa foi do deputado Lucas Ramos, sendo aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa de Pernambuco.