Vila Esmeralda: população pede melhorias e secretário de Serviços Públicos firma compromisso

0
Os moradores também aguardam pelas escritoras das suas casas. Rua 01, bairro Vila Esmeralda. (Foto: Karine Paixão/ Nossa Voz)

Na manhã desta quarta-feira (14) a equipe de reportagem do programa Nossa Voz foi até o bairro Vila Esmeralda em Petrolina e falou com a população local, lá os moradores cobram melhorias e pede mais atenção do poder público.

Vila Esmeralda foi fundada em 2014, onde pessoas que moravam em uma invasão localizada no bairro Vila Eulália, próximo ao lixão do bairro, conseguiram se relocar para a Vila. Na época, houve uma permuta realizada pela gestão passada e quem residia lá ganhou terrenos, com isso foi formada a rua 1 do bairro Vila Esmeralda. Segundo Elisângela Martins, líder comunitária, 90 pessoas residiam na invasão, porém 50 delas foram contempladas com os terrenos e os demais foram invadindo o lugar.

De acordo com Elisângela o local não está sendo assistido pelos poderes públicos, falta iluminação pública, regularização da água, luz e disse que a segurança é zero.

“Estamos aqui na rua 1, da etapa I, essa já tem um serviço completo, mas a etapa II onde as famílias vieram estão sem nada, a gente sabe que existe programa do governo, Mais Luz, o que pedimos é agilidade das promessas para essas pessoas, a gente agradece os serviços realizados da etapa I, mas os outros também tem direitos”, disse Elisângela.

Conversamos com Antônio Moisés, morador que falou da situação do bairro. “Cada dia que passa fica pior, ninguém vem ajudar, não aparece nada aqui, aqui não tem fiscalização, assistente de saúde, quando a gente precisa de atendimento vamos ao Monsenhor Bernardino ou José e Maria, ninguém vem aqui olhar por nós”, desabafou Antônio.

Em resposta a essa demanda o secretário-executivo de Serviços Públicos, Alisson Oliveira falou ao programa Nossa Voz.

Sobre o Vale Esmeralda o secretário pontuou que lá é uma situação muito particular. “Os moradores falaram no programa que tem ruas consolidadas, ruas que estão legais, a realidade é que recebemos da gestão passada o lugar sem iluminação pública, sem água, sem absolutamente nada. Posteriormente, na gestão atual chegamos com mais luz e conseguimos que a Compesa colocasse água para os moradores e também o fornecimento de energia nas ruas”, disse.

Sobre a limpeza pública Alisson pontuo.”Em relação ao carro de lixo já entramos em contato com a empresa, tanto pro Topázio, quando para Esmeraldas, essas ruas que não tem energia é porque a fiação é muita baixa, e tem terrenos particulares, mas onde já é adequado vamos resolver, trabalhamos nesse sentido. Fiquem tranquilos que nessa semana já começa a coleta de lixo e a iluminação onde possível”, contou.
(Por: Iara Bispo/ Nossa Voz)