Sertões do Araripe e Pajeú são maiores beneficiados com últimas chuvas, diz APAC

0
Açude Lopes II, em Bodocó. (Foto: Jadir Souza)

A Agência Pernambucana de Águas e Climas ( Apac) divulgou boletim de informações com as previsões climáticas para o período de fevereiro a abril de 2020, usando como base as análises climáticas. Os resultados são favoráveis e podem garantir ao homem do Sertão melhor safra neste ano.

“Aqui já temos o mínimo de água de chuva que dará para tirar a colheita, culturas anuais, como feijão, arroz, milho, tomate. Tudo isso, é período de três meses de cultivo, é suficiente, e tem chuva nestes três meses, então dá perfeitamente para tirar em agricultura de sequeiro, há condições de um bom inverno e boa produção, tanto para agropecuária como para a agricultura. Quem foi mais beneficiado por incrível que pareça, foi o Sertão do Araripe, favorecendo a redução gradual da temperatura e ressalta a importância do comportamento das previsões diárias da APAC que tem isso direto, pra quem quiser saber mais é só entrar na página onde vai encontrar não só as previsões meteorológicas, também a situações dos aludes e dos rios”, explica o consultor João Paulo Leitão.

Na tabela da Apac, o Sertão deve receber uma média de 98,5 mm no mês de fevereiro, 138,5 mm no mês de março e 98,6 mm no mês de abril. Paulo explicou que a situação dos açudes ainda é precária, não receberam muita água, não choveu o suficiente nas bacias de captação dos açudes.

O açude de melhor situação é o Lopes II em Bodocó, que tem sido beneficiado com águas quem vem do Exu, mas o Entre Montes, Chapéu, Tamboril, Algodões e os outros, ainda não receberam água das chuvas.