Funase recebe mostra de cinema em Caruaru e em Petrolina

0
(foto: divulgação Funase)

Depois de passar por unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata, a 12ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos – Circuito Difusão está sendo prestigiada, nesta semana, por socioeducandos e funcionários da Casa de Semiliberdade (Casem) Caruaru e do Centro de Internação Provisória (Cenip) Petrolina, com acompanhamento das equipes técnicas de cada unidade. O objetivo é estimular, por meio de debates a partir dos filmes apresentados, a reflexão sobre problemas sociais, inclusão social, respeito às diferenças e valorização de direitos.

Nesta quinta-feira (5), no Cenip Petrolina, por exemplo, serão exibidos “A Rua é NÓIZ” e “Era um Garoto que como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones”. No início da mostra na unidade, já havia sido apresentado o curta-metragem “À Espera”. “Esses filmes são de grande importância para todos, de forma geral, pois estimulam reflexões sobre nossas ações e atitudes que precisam ser mudadas para nos tornarmos seres humanos melhores”, explica o coordenador técnico do Cenip Petrolina, Amós Lemos.

Na Casem Caruaru, onde a exibição está sendo intitulada “Cinema em Movimento”, as reflexões geradas a partir da mostra também estão sendo bem avaliadas. Após cada filme, os socioeducandos participam de diálogos sobre temas relacionados aos direitos humanos, de forma integrada com coordenadores, agentes socioeducativos e estagiários de Serviço Social. “A arte, que é muito presente em nossa unidade, continua abrindo fronteiras para os adolescentes, agora com o cinema. Os temas são essenciais para que eles e todos nós possamos refletir sobre nossas trajetórias”, afirma a coordenadora geral da Casem Caruaru, Anabel Brandão.

Além dos adolescentes dessas duas unidades, já foram incluídos na mostra os jovens atendidos em quatro Casas de Semiliberdade – Olinda, Areias, Rosarinho e Casa Amarela – e em dois Centros de Atendimento Socioeducativo (Case) – Timbaúba e Pirapama. Na próxima semana, a ação deve ser levada às socioeducandas da Casem Santa Luzia, no Recife. “Estamos acompanhando um calendário que é nacional. A exibição dos filmes que compõem a mostra possibilita o debate dos direitos humanos via linguagem de cinema”, declara o coordenador do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, Normando de Albuquerque.