Programa da Univasf oferece aulas gratuitas de ioga e meditação em Petrolina

0
(Foto: Divulgação)

Há três anos um Programa de extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) busca estimular hábitos de autocuidado entre a comunidade do Vale do São Francisco através de práticas gratuitas de meditação e ioga.

O Medita Vale visa possibilitar uma vida mais saudável para a população e promove semanalmente a realização dessas atividades no Parque Municipal Josepha Coelho, em Petrolina (PE). Fazer parte das ações do programa é fácil: basta ter vontade de praticar, algo macio para sentar no chão confortavelmente e então comparecer ao auditório da sede do Programa Transforma Petrolina, localizado no parque, aos sábados, a partir das 7h20.

Os encontros começam com meditação, no auditório, seguidos por sessão de Hatha ioga, que acontece na Arena 3 do Parque Josepha Coelho. Estas atividades são reconhecidas pelo Ministério da Saúde como Práticas Integrativas e Complementares (PICS) – terapias baseadas em conhecimentos tradicionais para melhoria de diversas doenças. Diante disso, através da prática da ioga e meditação, o Medita Vale visa auxiliar na redução dos sintomas de ansiedade, estresse e insônia, além de proporcionar ampliação da consciência corporal e maior equilíbrio emocional entre os participantes.

“Em um momento da história em que as pessoas são acometidas por patologias mentais como ansiedade, estresse e pânico, a nossa proposta é tentar oferecer alternativas que tragam um certo conforto. Além disso, a intenção é fazer com que antes da presença de uma doença as pessoas já estejam dedicadas ao seu autocuidado”, afirma o instrutor de ioga e coordenador externo do programa, Leonardo Maurieli, estudante de Medicina da Univasf.

Um dos participantes mais antigos da ação é Italo Carvalho, que leva seu tapete de ioga ao Parque Josepha Coelho desde o surgimento do programa. Carvalho diz que sempre gostou de fazer atividades físicas, motivo pelo qual se interessou pelas práticas oferecidas pelo Medita Vale. Segundo ele, desde que começou, muita coisa mudou em sua vida: com os exercícios melhorou o alongamento corporal, humor, equilíbrio emocional, paciência, respiração e, até mesmo, relações interpessoais.

O projeto surgiu em 2016, promovido de forma independente por Leonardo Maurieli, e passou a ser um programa de extensão da Univasf, coordenado pela professora do Colegiado de Medicina Veterinária Keila Moreira, em julho de 2017. Para Maurieli, a iniciativa é uma atividade efetiva de promoção à saúde da comunidade local. “A gente consegue atingir o objetivo do programa, que é tentar oferecer, com esses encontros e troca de experiências entre os instrutores e a comunidade, ferramentas e instrumentos para o autocuidado e autoconhecimento, além da percepção de como o corpo de cada um se sente e a mente se comporta”, diz.

(Ascom: Univasf)