12ª edição do “Ceminha” prorroga inscrições para monitores e amplia oportunidade para estudantes de Petrolina e região

0

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) anunciou a prorrogação das inscrições para estudantes interessados em atuar como monitores na 12ª edição da colônia de férias Ceminha, edição Verão 2026. Agora, quem deseja participar do processo seletivo tem até o dia 17 de novembro para realizar a inscrição gratuita por meio do QR Code disponível no card em post no Instagram oficial (@cemafauna) ou mesmo no link também disponível na bio do perfil.

Voltado para estudantes de cursos técnicos ou de graduação, o trabalho de monitoria no Ceminha é uma experiência de formação que alia educação ambiental, ciência, criatividade e convivência com crianças em um dos projetos mais tradicionais de divulgação científica da região. A colônia, que acontecerá em janeiro de 2026, reúne atividades lúdicas e educativas voltadas à fauna, conservação e Caatinga, contando com o apoio direto dos monitores na execução das ações.

O edital (também disponível no mesmo link das inscrições) reforça que para participar é necessário estar regularmente matriculado no ensino técnico ou superior e ter disponibilidade durante o mês de janeiro. Ao final da edição, todos os monitores receberão certificado de participação emitido pelo Cemafauna e pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). As inscrições seguem abertas até 17 de novembro de 2025 e podem ser feitas apenas de forma online no link a seguir: https://www.even3.com.br/monitoresceminha-646884/. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail cemafauna@univasf.edu.br.

O Ceminha é uma realização do Cemafauna/Univasf, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco FACEPE, e Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) executado pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).