12º Festa dos Vaqueiros, em Pinhões, une sertanejos em evento com cavalgada, missa e desfile

0

“Ei, vaqueiro! Ei, irmão! Vamos à Missa do Vaqueiro fazer nossa oração”. Era entoando esse pequeno aboio que o Frei Valdevan Correio, conhecido como “Padre Vaqueiro”, fazia o convite para a 12º Festa dos Vaqueiros do distrito de Pinhões – evento realizado neste sábado (12). O sacerdote foi o responsável por guiar a missa destinada aos boiadeiros da região, ponto alto da festividade que há décadas acontece no município de Juazeiro (BA). Em mais um ano, o evento reuniu famílias inteiras e amigos de diferentes locais em um encontro de fé e cultura.

O festejo teve início às 7h, quando, aos poucos, os participantes foram chegando ao Jorrinho, ponto de concentração da festa. Lá, avós, pais, filhos e netos surgiram montados em seus cavalos. Assim, mostraram que a tradição do vaqueiro segue viva e atravessa gerações, mas também se mantém como a histórica peça-chave de uma das atividades econômicas mais notáveis do território brasileiro: a pecuária.

Com perneira, gibão, guarda-peito, luvas e chapéu de couro, o vaqueiro sertanejo vestiu seu traje de gala para desfilar com orgulho em Pinhões – e prestar as suas orações. Ainda cedo, eles seguiram em provisão, com chapéu na cabeça e coração em prece, até o local da missa, que foi conduzida pelo Padre Vaqueiro. Assim como no “aboio-convite” do frei, a missa foi um momento em que todos se trataram, de fato, como “irmãos”, unidos em preces e louvores.

A celebração seguiu com um desfile pelas principais ruas do distrito, quando ecoaram aboios, orações e demonstrações de afeto à cultura nordestina. A manhã encerrou com um almoço coletivo e reforçado, além de entrega de brindes e um show musical, encerrando a programação com muita alegria.

A Festa dos Vaqueiros é um reflexo da relevância dessa profissão e manifestação cultural histórica para o sertão, valorizada pela gestão da Prefeitura de Juazeiro, que reforça a importância de preservar a tradição do povo juazeirense em suas diversas formas.