13º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) será realizado na Univasf

0

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá sediar o 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA – 2025). O evento, promovido pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), acontecerá no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA), de 15 a 18 de outubro de 2025. A realização do congresso contará com a participação de um conjunto de instituições públicas municipais, estaduais e federais, organizações sociais, movimentos e coletivos agroecológicos, instituições de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento presentes no Nordeste e no Brasil.

Representantes da Univasf e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) participaram de uma reunião na Reitoria da Univasf, na última quarta-feira (2), para tratar do evento. A reunião teve a presença da vice-reitora, Lucia Marisy de Oliveira; do presidente do 13º CBA, Helder Ribeiro Freitas, professor do Colegiado de Engenharia Agronômica; do coordenador nacional de Crédito e Inclusão Produtiva do Incra, José Ubiratan Rezende Santana; e do superintendente regional do Incra do Médio São Francisco, José Cláudio da Silva.

O 13º CBA terá como temática central “Agroecologia, Convivência com os Territórios Brasileiros e Justiça Climática”. O evento irá reunir caravanas dos diferentes territórios brasileiros, com a participação de agricultores, representantes de movimentos sociais e populações tradicionais, pesquisadores e estudantes.

A organização está sendo construída em articulação com diversas instituições públicas e da sociedade civil que atuam no Sertão do São Francisco Baiano e Pernambucano, como o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa),  o Serviço de Assessoria a Organizações Populares (Sasop), a Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido (Refaisa), a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), Embrapa Semiárido, os Núcleos de Estudos em Agroecologia e os Programas de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), ofertado em rede pela Univasf, Uneb e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); e em Extensão Rural (PPGEXR) da Univasf, além do Incra e outros órgãos parceiros.

O professor Helder Freitas destaca que o CBA é um evento de grande porte e de muita relevância na área de Agroecologia. “Esperamos um grande número de participantes e a apresentação de muitos trabalhos científicos, relatos de experiências técnicas e populares, além de manifestações artísticas, culturais, intercâmbios e trocas de saberes”, afirma. A programação e o período de inscrições para o 13º CBA serão divulgados em breve. Outras informações podem ser obtidas pelo Instagram do Sertão Agroecológico e da ABA.