Nos dias 2, 3 e 4 de maio, Petrolina recebe o 13º Encontro de Carros Antigos, na Praça Dom Malan, com entrada solidária: 2 kg de alimentos não perecíveis. O evento, além de celebrar o automobilismo clássico, promove uma ação social em parceria com a Cáritas Diocesana, a Associação dos Antigomobilistas do Vale e o Transforma Petrolina.
Segundo o ex-vereador Adalberto Bruno, conhecido como Betão, o evento é mais que uma exposição:
“A gente, todo ano, faz esse evento e a gente conta com essa felicidade de estar com o Transforma Petrolina e o Cáritas. O Cáritas, na verdade, nesse tipo de arrecadação tá entrando esse ano, mas os antigos sempre são convidados para eventos na nossa igreja católica, né?
A gente sempre se põe os carros, os párocos convidam, para que a gente vá expor esse carro antigo, porque carro antigo realmente remete a uma nostalgia, a uma coisa gostosa do passado, e todo mundo tem uma história.”
Sobre os modelos que o público poderá conferir, ele acrescentou:
“A gente tem alguns amigos que são realmente grandes colecionadores, como Irinio Nobre, que é o nosso presidente da Associação dos Antigomobilistas, o professor Jailson Lira, que tem uma frota muito bacana de carros antigos, e o Tico Seixas, que vai cantar para a gente no evento. A gente não quer que fique só aquela coisa mecânica. O carro antigo remete à nostalgia, ao amor ao próximo, é uma coisa muito família. Você vai ver muita criança — e o interessante é ouvir crianças que nem eram da época do Fusca falando sobre ele.”
Aline Durando, primeira-dama de Petrolina, também comentou sobre a importância do evento:
“Esse encontro de carros antigos é a 13ª edição, é muito bem organizado. A gente encontra as pessoas falando no próprio evento, admiradas, e é a oportunidade que essas pessoas têm de estar ali, apreciando aqueles carros antigos e também de ajudar outras pessoas.
É um momento que vem fortalecendo o encontro dos carros antigos. A cada ano que passa ele cresce, e é isso que a gente quer implantar: a ideia de participar levando solidariedade, levando amor. Por isso vai crescer mais ainda, porque eu tenho certeza que esse ano será um sucesso — e vão dar show também na solidariedade. É um evento para família, não só para adultos ou gente de mais idade.”
O presidente da Cáritas Diocesana de Petrolina, Jonatas Valério, destacou o papel social da iniciativa:
“A gente está começando agora um trabalho regional aqui em Petrolina, da Cáritas. E é muito importante. Quando a gente teve essa ideia de participar do evento, eu entrei em contato com o Betão. O espírito do encontro é trazer visibilidade para esses carros antigos, que muitas vezes são esquecidos. Se não tivessem esses encontros, eles ficariam nas garagens — e só os donos e amigos veriam. Quando a gente parte para a caridade, que é o nosso chamado hoje, vamos atrás das pessoas que estão à margem da sociedade. Surgiu essa ideia de participar do encontro justamente para convidar a sociedade a enxergar essas pessoas que estão desassistidas. E a gente também não tá entrando à toa. Eu falei com o Betão: a gente tem uma Kombi, que era das irmãs, a irmã Dourada. Ela andava pela cidade arrecadando alimentos para levar para o Jardim Petrópolis, o Ceman e outras entidades. Então por que não levar a Kombi para o encontro para trazer esse momento de solidariedade também para dentro do evento.”