20 barragens passaram por melhorias através de Programa oferecido pela Prefeitura de Petrolina

0

Enquanto os moradores aguardam com ansiedade a chegada do período chuvoso na zona rural do município, a Prefeitura de Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, tem intensificado as ações do Programa de Limpeza de Barragens e Barreiros públicos. O objetivo é garantir que as estruturas possam armazenar uma maior quantidade de água de chuva.

_Dividido em Núcleos e após reunião com representantes das comunidades da área de Sequeiro para definição das estruturas que receberiam inicialmente as ações de limpeza, a Prefeitura Municipal deu início aos serviços no mês de setembro. Somente nos últimos três meses, 20 pequenas represas, de diversas localidades do município, receberam os trabalhos de limpeza e desassoreamento. Quando necessário, haverá recuperação das paredes dos reservatórios. Os serviços foram feitos nas barragens de Pau Ferro e Salinas, na região do povoado de Pau Ferro; barragem Curral Novo, na localidade de Santa Fé; barragens de Massapê e Bom Jardim, localizadas no Núcleo de Uruás; barragem de Mudubim, que atende criadores de Cruz de Salinas; e barragens do Feijão e Baixa Alegre 2, em Baixa Alegre.

Os serviços de melhorias e limpezas das barragens chegaram nas comunidades de Simpatia e Aranzel, com os serviços nas barragens da Primazia e Lagoa do Manezinho. Outras comunidades e barragens também foram beneficiadas como: Lagoa da Baixa do Tatú; Barragem do Caititu; Barragem do Capim; Sitio Barragem – Ponta da Serra; as represas da Galeria, no Sítio Romão; Barragem do Canal, em Cabaceira; Lagoa do Caldeirão; Lagoa do Fidelis Caldeirão; e Tanque Velho, na comunidade de Manteiga.

Mesmo após o período chuvoso esperado pelo homem do campo, o objetivo da gestão municipal é continuar de forma permanente com os serviços do Programa de Limpeza de Barragens e Barreiros

Assessor de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Rural

Foto: Arquivo Prefeitura de Petrolina

Secretaria Municipal de Comunicação