A plataforma Não Me Perturbe, criada em 2019 para bloquear chamadas de telemarketing de empresas de telecomunicações e de crédito consignado, encerrou o primeiro semestre de 2025 com mais de 13 milhões de números cadastrados.
O sistema foi desenvolvido pelas operadoras signatárias do Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART) e hoje é mantido pelas associadas da Conexis Brasil Digital — Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo — além da Sky, da Nio e de instituições que oferecem crédito consignado.
Nesta semana, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ampliou o alcance da medida e determinou que a adesão à plataforma será obrigatória para todas as prestadoras do setor, independentemente do porte. As empresas terão 60 dias para se adequar e passar a respeitar a lista de consumidores que não desejam receber chamadas de telemarketing.
Como funciona o bloqueio
O usuário pode cadastrar seus números de telefone fixo ou celular diretamente pelo site da plataforma, no aplicativo Não Me Perturbe ou ainda por meio dos Procons estaduais. Após o registro, o bloqueio das chamadas indesejadas entra em vigor em até 30 dias.