Com a presença de Eugênio Barba e Julia Varley, Integrantes do Odin Teatret (DK), o evento acontece de 22 a 24 de novembro, em Petrolina (PE)
Já está tudo pronto para a terceira edição do Encontro Internacional Pontes Flutuantes, que começa nesta sexta-feira (22), às 14h, na Ilha do Massangano. O evento, promovido pela Cia Biruta de Teatro, traz para Petrolina (PE), dois grandes nomes do teatro mundial: Eugênio Barba e Julia Varley. Os artistas são integrantes do Odin Teatret, grupo sediado na Dinamarca e que comemora 60 anos em 2024.
A atriz e organizadora do encontro, Cristiane Crispim explica que um dos objetivos do Pontes Flutuantes é promover a interiorização de encontros e discussões sobre o teatro. “Estamos em nossa terceira edição e, ao longo dessa trajetória, recebemos sempre grandes nomes da cena, como Eugênio, Julia e Carlos Simioni (Lume Teatro). É um encontro para que possamos dialogar e estar em contato com outros grupos, algo muito importante para quem faz teatro. É uma maneira de fortalecer o nosso trabalho e o dos outros grupos da região”, pontua Cristiane.
A terceira edição do encontro acontece até 24 de novembro e vai reunir espetáculos, masterclass, oficinas e intercâmbio cultural entre artistas. No primeiro dia de encontro, os participantes irão dançar junto com o Samba de Veio da Ilha do Massangano e participar de um momento de compartilhamento de criações e pedagogias da cena. À noite, a partir das 20h, no Teatro Dona Amélia, em Petrolina, o público vai poder conferir o espetáculo “Notícias do Dilúvio – Um canto à Canudos, da Cia Biruta de Teatro.
A programação do sábado (23) inclui a oficina “O Eco do Silêncio”, ministrada por Julia Varley, uma roda de conversa com Eugênio Barba e Reginaldo Carvalho, e a demonstração-espetáculo “Irmão Morto”, do Odin Teatret. Para encerrar o encontro, no domingo (24), acontece a segunda parte da oficina “O Eco do Silêncio”, uma mesa redonda com Julia Varley e o Masterclass com Eugênio Barba e Julia Varley. “Serão três dias de imersão, em que esses mestres irão compartilhar a sua trajetória na arte, ao longo de anos de pesquisa e do fazer teatral”, frisa o ator, diretor teatral e dramaturgo, Antônio Veronaldo, que também é um dos organizadores do evento.
Podem participar do evento, diretores, atores, dançarinos e alunos de artes cênicas da região e de todo o Nordeste, com experiência no fazer teatral e afinidade com o trabalho desenvolvido pelo grupo dinamarquês. As inscrições são realizadas através do formulário eletrônico: https://forms.gle/sckmwpZQyh628mXFA. Mais informações sobre as inscrições e investimento, através do e-mail birutaciadeteatro@hotmail.com ou do telefone (87) 98149-7287.
Nesta edição, o projeto conta com a parceria da Abajur Soluções, Odin Teatret, do Teatro de Retalhos e com o apoio da Prefeitura e do Sesc Petrolina
Confira a programação completa
22/11 | SEXTA
14h – Abertura da terceira edição do Pontes Flutuantes – Samba de Veio da Ilha do Massangano – Ilha do Massangano (Petrolina/PE)
14h30 – Confluências – espaço de intercâmbios, compartilhamento de criação e pedagogias da cena, desenvolvido pelos grupos e participantes – Ilha do Massangano (Petrolina/PE)
20h – Apresentação do espetáculo “Notícias do Dilúvio – Um Canto a Canudos”, da Cia Biruta de Teatro (Petrolina/PE) – Teatro Dona Amélia (Sesc Petrolina) | Ingressos: R$ 30 e R$ 60
23/11 | SÁBADO
09h – Oficina “O Eco do Silêncio”, com Julia Varley (Dinamarca) – Sesc Petrolina
14h – Roda de conversa sobre ilhas, trilhos e pontes – O teatro e suas margens, com Eugênio Barba e Reginaldo Carvalho – CEU das Águas (Cineteatro Massangano/Petrolina)
19h – Demonstração-espetáculo “Irmão Morto”, do Odin Teatret (Dinamarca) – Teatro Dona Amélia (Sesc Petrolina)
24/11 | DOMINGO
09h – Oficina “O Eco do Silêncio”, com Julia Varley (Dinamarca) – Sesc Petrolina
14h – Mesa sobre “The Magdalena Project”, com Julia Varley – CEU das Águas (Cineteatro Massangano/Petrolina)
19h – Masterclass com Eugenio Barba e Julia Varley (Dinamarca) – Teatro Dona Amélia – Sesc Petrolina