O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, no sábado (14), uma ação para a realização de 45 exames de imagem. A iniciativa, conhecida como “Dia E”, fez parte da mobilização nacional “Ebserh em ação” que envolveu 44 hospitais universitários federais em todas as regiões brasileiras desde outubro.
O objetivo foi reduzir as filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliar o acesso a procedimentos importantes para a saúde da população. O chefe da Divisão de Gestão do Cuidado e Apoio Diagnóstico e Terapêutico do hospital universitário de Petrolina, Fabricio Mesquita, explica que a unidade já realiza mais de 3 mil exames de imagem por mês e que a ação veio para contribuir com a redução da espera de pacientes que não estão internados no HU.
“Existe uma necessidade da população, e poder atender com qualidade, em um fluxo organizado, onde os pacientes conseguiram ter um tempo médio de espera menor de uma hora. Chegar e executar com qualidade, tudo digital. Isso é importante destacar: todo o nosso sistema é digital. Você já sai daqui com o ticket para acesso às imagens; o laudo vai vir depois. Naturalmente, por esse volume, todas as equipes médicas vão estar laudando mais rápido esses exames, e tudo vai estar digital. Ou seja, através de prontuário eletrônico, vão ter acesso a essas informações que poderão compartilhar com seus médicos. Isso é SUS, isso é Ebserh. Isso é a gente fazendo cada vez mais para a nossa população”, destaca Fabrício.
Para Ana Carla da Conceição, beneficiada no “Dia E”, realizar o exame durante o “Ebserh em ação” foi importante para dar andamento no acompanhamento clínico. Paciente da Policlínica do HU-Univasf desde 2019, ela conta: “foi muito rápido, eu pensei que ia demorar. Foi muito bom, sou muito grata, porque se fosse pra pagar já era um dinheiro que ia sair do orçamento”.
Sobre a Ebserh
O HU-Univasf faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.