No dia 31 de outubro será comemorado o Dia Mundial das Cidades através do Circuito Urbano. O Circuito Urbano é uma iniciativa da ONU-Habitat no Brasil para apoiar institucionalmente e dar visibilidade a eventos organizados por diversos atores durante o mês de outubro, em comemoração ao Outubro Urbano.
Anualmente, durante todo o mês de outubro, o ONU-Habitat estimula que países, cidades, comunidades, indivíduos e instituições debatam sobre como tornar a vida nas áreas urbanas melhor para todas e todos. Por isso, o mês é conhecido globalmente como “Outubro Urbano”. O período se inicia
com o Dia Mundial do Habitat na primeira segunda-feira do mês, 3 de outubro deste ano, e se encerra com o Dia Mundial das Cidades, celebrado em 31 de outubro.
O Outubro Urbano busca dar visibilidade e estimular o debate acerca da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que foram adotados pelos 193 Estados-membros da ONU em 2015. Um foco especial é dado ao ODS 11, que visa “tornar as cidades e os assentamentos
humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”. É uma oportunidade para todas e todos realizarem eventos e participarem do debate sobre desafios e oportunidades apresentados pelas grandes transformações vivenciadas por nossas cidades.
Além disso, é uma plataforma de debate para diversos atores sobre como implementar os compromissos da Nova Agenda Urbana — adotada em Quito, no Equador, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), em 2016. O documento definiu novos padrões globais para o desenvolvimento urbano sustentável e contribuiu para repensar como nós planejamos, gerenciamos e vivemos nas cidades.
O Dia Mundial do Habitat busca promover a reflexão sobre o estado de nossas cidades e o direito à moradia adequada para todas e todos, celebrado pela primeira vez em 1986. Neste ano, o tema será “Reduzindo desigualdades sem deixar ninguém e nenhum lugar para trás”. O intuito é abordar os crescentes desafios nas cidades e assentamentos humanos, chamando atenção para o aumento das desigualdades e vulnerabilidades que têm sido agravadas pela crise do triplo “C” – COVID-19, clima e conflito.
O Dia Mundial das Cidades foi realizado pela primeira vez em 2014 na cidade de Xangai, na China, tendo como tema geral “Cidade melhor, vida melhor”. A data visa focar a atenção da comunidade internacional no fenômeno da urbanização enquanto questão central para o desenvolvimento e estimular a cooperação entre países para enfrentar os desafios urbanos rumo ao desenvolvimento sustentável. Todos os anos, um novo subtema é estabelecido para promover e debater os benefícios e desafios relacionados à urbanização. Este ano, o Dia Mundial das Cidades se concentrará no tema
“Agir local, pensar global”. Seu objetivo é debater a importância da ação local para o alcance dos ODS e para a redução das desigualdades.
Atualmente, como consequência da expansão populacional, as cidades estão enfrentando muitos desafios de ordem econômica, social, educacional, de segurança e transporte para continuarem a oferecer serviços de qualidade aos seus cidadãos. Diante deste cenário, a busca por soluções inovadoras deve ser encarada como uma das principais prioridades dos gestores públicos, e dentre essas soluções destaca-se o conceito das Smart Cities (Cidades Inteligentes).
Um dos eventos selecionados para fazer parte do Outubro Urbano da ONU-Habitat foi o 5º Seminário de Cidades Inteligentes do Vale do São Francisco – SECI, que será realizado pelo projeto Colaboratório do IF Sertão Pernambucano, no dia 27/10 das 08:00 às 12:00.
Com foco em cidades inteligentes, o evento contempla debates com participantes com trabalhos reconhecidos nacional e internacionalmente sobre temas ligados à inovação, mobilidade urbana, dados abertos, meio-ambiente e sustentabilidade, planejamento urbano, habitação, economia colaborativa, saúde e educação. Contempla também apresentação de cases de Cidades Inteligentes. O evento é gratuito e direcionado a professores e estudantes de qualquer área, organizações públicas ou privadas, Startups, pesquisadores, representantes de movimentos sociais, gestores públicos, líderes comunitários e demais interessados no tema.
O evento tem como propósito estimular o engajamento cidadão, promover conexões com a cidade e deixar um legado para todos os participantes.
A transmissão do evento será feita pelo Youtube, através dos canais do Circuito Urbano da ONU e também do IF Sertão Pernambucano.