A abertura da 6ª edição do Festival do Doce de Leite de Juremal, que começou nesta sexta-feira (27), e vai até o domingo (29), foi marcada pela tradição do povo de Juremal com Roda de São Gonçalo, acolhida as doceiras e show musical com Cidinho da Jurema. O evento realizado pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), Associação Comunitária de Angical (ACA) e Comissão Organizadora do Festival do Doce de leite de Juremal, com patrocínio do Banco do Nordeste e Governo Federal, visa valorizar a cultura e a gastronomia local.
Este ano, o Festival homenageia 15 doceiras, em atividade e aposentadas, que fazem parte da história do doce de leite no distrito de Juremal. “Esse festival é muito importante para as doceiras e para toda Juremal. Como filha desta terra, eu tenho um orgulho enorme em saber que os doces produzidos aqui, são exportados para tantos lugares, e esta festa fortalece a nossa tradição. Convido toda população para vir ao festival conhecer nossos doces, a festa só encerra domingo”, destacou a prefeita Suzana Ramos.
O vice-prefeito, Leonardo Bandeira, também acompanhou a abertura do festival e ressaltou a importância das doceiras de Juremal. “Essas mulheres fortes que produzem não só o doce de leite, mas tantos outros, têm uma importância muito grande economicamente para o nosso município. A nossa gestão, junto à comunidade de Juremal estão de parabéns pelo belíssimo festival”, assinalou o vice-prefeito.
O secretário da Adeap, Vinicius Alves, parabenizou a equipe pelo evento e reforçou o convite da prefeita. “Quero deixar registrado os meus sinceros agradecimentos a toda a equipe da Adeap, e em nome do diretor de Pecuária da Adeap, José Wilson Chaves, externo meu agradecimento a todos e reforço o convite para que as pessoas venham conhecer o doce de leite de Juremal, que leva o nome de Juazeiro para fora, mostrando nosso potencial”, disse Vinicius.
Estiveram presentes na abertura do Festival os secretários Islédio Bandeira, da Semaurb; Acauã Santiago, da Sedur; Édson Jorge Pacheco, da Sefaz; e Daniel Mota, da AMA.
Ainda na programação, os visitantes poderão apreciar a exposição e comercialização de doces, artesanato, produtos da agricultura familiar e outros produtos, sem falar na degustação do doce de leite no tacho, que acontece neste sábado (28). Já a programação cultural contará com shows musicais, apresentações de grupos folclóricos, danças e teatro. Entre as atrações confirmadas estão: Alcides Cunha, Forró do Morro, Xote dos Pistões, Banda Mirage, Julio do Acordeon, Edinho e Juju e Lidiane Almeida.
Confira a programação:
28/10 – Sábado
08h às 22h – Exposição e comercialização dos doces e outras iguarias da culinária local e das comunidades circunvizinhas, exposição e comercialização de artesanato e outros produtos
16h às 19h – Show musical de voz e violão com Manasses
17h30 – Visita da Prefeita Suzana Ramos e comitiva
18h- Degustação da Rapa do Doce de Leite no tacho, com o pão de Cesário
19h- Homenagem as Doceiras
19h30 às 22h30 – Show Musical com Banda Mirage
22h30 às 03h- Show Musical com Julio do Acordeon
29/10 – Domingo
08h às 13h – Exposição e comercialização dos doces e outras iguarias da culinária local e das comunidades circunvizinhas, exposição e comercialização de artesanato e outros produtos
18h às 22h – Show Musical com Edinho e Juju