Na manhã desta quarta-feira (27), a Secretaria de Saúde realizou o 1º encontro do ano de 2022 do Comitê Municipal de enfrentamento e combate ao Aedes aegypti. Na reunião foram discutidas ações e propostas que possam contribuir no enfrentamento e eliminação do vetor transmissor das arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya) no município.
Estavam presentes representantes da Compesa; Defesa Civil; SESC; UPE; Núcleo de Educação Permanente; Secretaria de Educação; Vigilância Sanitária; Geres e SEDURBHS. Durante a manhã foi apresentado o perfil epidemiológico das arboviroses no município e ao final, houve um debate com todos os representantes para que fosse possível alinhar propostas a serem desenvolvidas no município.
O próximo encontro ficou marcado para o mês que vem, dia 25. “Esse comitê é muito importante para discutir junto a outros órgãos, ações intersetoriais e interdisciplinares com foco no combate ao Aedes. Entendemos que Petrolina, nos últimos meses, registrou um número alto de casos das doenças transmitidas pelo mosquito. Ações como essa são de suma importância para município”, destaca a secretaria executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.