Nesta terça-feira (3), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina – Sindsemp encaminhou à Brasília, Distrito Federal, representantes de categorias dos servidores públicos municipais da área de saúde para uma mobilização na capital federal. São enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes comunitários de saúde e agente de combate às endemias. A equipe vai acompanhar a votação do Projeto de Lei – PL/2564 que institui o piso salarial da enfermagem.
O projeto foi aprovado por unanimidade no Senado. “Essas mobilizações em Brasília são de extrema importância que os representantes das categorias estejam presentem no momento de votação, mostrando união e que estamos firmes na luta pela valorização de todos os profissionais de saúde”, frisou a enfermeira e diretora de política sindical do Sindsemp, Ruth Viviane Novaes.
Representantes da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Petrolina e a diretoria da Associação dos Agentes de Combate às Endemias estão na comissão, e irão acompanhar a tramitação da PEC 09/2022, que institui um piso salarial nacional de dois salários mínimos, equivalente a R$ 2.424,00 em 2022, para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias a ser bancado pela União.
“Nossa diretoria vai fazer a representação oficial das nossas categorias, de ACE e ACS nessa luta pela aprovação da PEC cobrando dos parlamentares a valorização dos servidores e servidoras da saúde de Petrolina e do Brasil”, ressaltou o presidente da Associação dos Agentes de Combate às Endemias do Município, Marcelo Sandes.
Do Sindsemp, além do delegado da saúde Marcelo Sandes, também participam da mobilização em Brasília, a diretora de política sindical do Sindsemp, Ruth Viviane Novaes, a 1ª secretária Luciedna Batista e as integrantes do Conselho fiscal, Dilma Alves e Luana Batista.
(Com informações: Ascom)