Educação Conectada: Escolas e CMEIs de Petrolina são beneficiadas com internet de alta velocidade

0

Garantir o acesso à internet de qualidade para auxiliar na Educação municipal é uma das metas do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. Desta forma, para modernizar a forma de ensino das Escolas e CMEIs, além de assegurar a inserção das tecnologias digitais como ferramenta pedagógica, a atual administração aderiu ao projeto piloto do Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC), do Governo Federal.

O objetivo do projeto, que tem a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) como executora, é apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade, estimular o protagonismo dos estudantes, dar autonomia aos professores na adoção de tecnologias para a educação e incentivar a formação de docentes e gestores em práticas pedagógicas que promovam o uso de tecnologia. Em Petrolina, 59 unidades de ensino, distribuídas entre Escolas e CMEIs, foram contempladas com o projeto piloto e receberam equipamentos de acesso à internet de banda larga, possibilitando melhores condições de conectividade para as atividades de ensino.

O ponto de partida da primeira fase do projeto foi o diagnóstico da rede. Logo em seguida veio a preparação da infraestrutura, seleção e instalação dos equipamentos necessários para cada unidade de ensino. Para finalizar os trabalhos, os técnicos do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), da Secretaria de Educação, realizaram a validação e ativação das redes.

Sabemos que atualmente a internet é uma das principais ferramentas que auxiliam no processo de construção do conhecimento. Além de possibilitar um conteúdo vasto para pesquisa, ela também incentiva a autonomia da aprendizagem dos alunos em sala de aula. Por isso, a implantação desse projeto piloto é, de fato, algo muito marcante, histórico e que trará resultados significativos para a educação de Petrolina”, explicou o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Plínio Amorim.

A Prefeitura de Petrolina também aderiu ao projeto Microsoft Office 365 Educacional A1 em nuvem, do Ministério da Educação. O programa utiliza o Minecraft Educacional, que é um jogo de imersão que permite utilizar blocos para construir e reproduzir ambientes de forma criativa e cujo objetivo é trabalhar os componentes curriculares, além do desenvolvimento de habilidades como: colaboração, pensamento lógico e resolução de problemas, levando o estudante a aprender na prática. A unidade de ensino beneficiada com o projeto inicialmente é a Escola Professor Walter Gil, no bairro Mandacaru.

Fotos: Deivid Menezes