(Foto: Ascom/Divulgação)
Na presença da pré-candidata a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) e da deputada estadual Priscila Krause (Cidadania), a pré-candidata a deputada estadual, Lucinha Mota (PSDB) oficializou a pré-candidatura a deputada estadual. Ela estava acompanhada do seu pré-candidato a deputado federal Guilherme Coelho (PSDB), dos amigos, integrantes do grupo somos todos Beatriz e familiares, além dos também pré-candidatos a deputados estaduais, Alan Moux (PSDB) e Gabriel Menezes (Patriota), o ex-prefeito de Cabrobó, Eudes Caldas, o pré-candidato a deputado federal Nunes Rafael (PSDB), dentre outras lideranças da região.
Entre elas, estava o vereador de Petrolina, Ronaldo Silva, que ontem declarou seu apoio à pré-candidata ao governo do estado, Raquel Lyra. “Vocês não sabem o peso que eu tirei de cima das minhas costas essa semana, e declarar o apoio a nossa futura governadora de Pernambuco, Raquel Lyra”, afirmou, em referência ao rompimento com o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho.
Gabriel Menezes falou um pouco da sua história paralelo a trajetória de Lucinha na política e listou os motivos que o levaram a admirar as ações de Guilherme Coelho e apoiar Raquel Lyra a governadora de Pernambuco. “Lucinha, povo pernambucano estava e continua contigo e assim será porque até o dia da sua eleição porque você vai representar não só em relação a esse caso, mas o resgate do povo pernambucano no nosso Judiciário, nas nossas forças de segurança. É por isso que a gente torce e é isso que estou aqui. Guilherme, torço para que você tire esse Vale da orfandade que foi gerada quando seu pai faltou no Congresso Nacional. (…) Onde eu passo, eu digo que Guilherme é majoritário. E você Raquel, eu tenho certeza que você terá um olhar diferenciado para todas as regiões de Pernambuco. (…) Eu voto em você Raquel, não é por conta do seu presidente, que eu nem sei e nem quero saber quem é. eu voto em Raquel Lyra, numa mudança que é real e pode acontecer”.
Priscila Krause reconheceu a liderança de Guilherme Coelho e Lucinha Mota no Sertão e reforçou a importância do projeto encabeçado por Raquel. “Raquel, você não pertence mais a você, Fernando [marido de Raquel], dê licença mas ela não pertence mais a família de vocês, Raquel pertence a Pernambuco e a gente está vindo numa terra que a gente sabe que tem todas as peculiaridades políticas, todas as arrumações que todos aqui conhecem. Mas a gente está aqui em Petrolina, todos nós aqui respaldados por pessoas como Lucinha, como Guilherme para apresentar a Petrolina e a toda a região do São Francisco, Pajeu, de todo esse entorno aqui, porque temos o de melhor em Pernambuco na política hoje. E é por isso minha amiga, que você vai ser governadora deste Estado”.
Guilherme Coelho destacou a garra do povo sertanejo e reafirmou suas bandeiras de luta em prol da população. “Quero aqui dizer que Petrolina vive um momento importante, em que nós vamos estar aqui no Sertão, o Sertão que de vez em quando é esquecido por lá porque aqui só temos 18% dos votos. Mas aqui tem pernambucanos, tem pessoas que lutam e sabem vencer com as adversidades. Tem pessoas que acordam aqui que já tem o primeiro problema de manhã, que é não ter água que é o que dá vida. Por isso que eu luto tanto pelo agro, por isso que eu tanto luto pela agricultura familiar, pelos assentados, colonos. Essas são as pessoas que prosperam, que geram emprego e renda, que colocam alimento na mesa do povo, na mesa das pessoas do Brasil e do mundo. Então, nós estamos juntos, vamos revirar Pernambuco de lá pra cá e daqui para lá e venha sempre aqui, ouça os nossos reclames e sonhos que são enormes, grandes como esse Canal do Sertão que eu tanto falo, está na hora da água chegar ao Araripe, tá na hora da gente fazer de muitas outras cidades o que Petrolina é e dizer a vocês que Osvaldo se foi, agora é Guilherme”.
Lucinha Mota reforçou os motivos que despertaram o desejo dela de ser deputada estadual. “Por que que eu, hoje, sou pré-candidata a deputada estadual? Porque eu quero ampliar as vozes de muitas Lucinhas em Pernambuco que são invisíveis dentro do nosso Estado. Essas mães são humilhadas. Para entrar numa delegacia, para ter acesso a um promotor de Justiça, eu tenho que fazer um movimento, chamar a sociedade, tenho que fechar a ponte do Rio São Francisco para alguém me ouvir. São gestores públicos, são funcionários públicos, têm a obrigação de nos receber, mas não, eles se fecham para a gente. Isso dói, dói muito. Eu choro todos os dias por Beatriz, todos os dias eu acordo e durmo por Beatriz, mas eu decidi que eu vou chorar, mas caminhando, me movimentando e é essa esperança Raquel, que eu apostei em você, que eu apostei em Guilherme, para a gente proporcionar a essas Lucinhas de Pernambuco essa esperança de que não vão precisar de um deputado para bater na porta para falar com o delegado, pra falar com um promotor. Isso é desumano”.
Por fim, Raquel Lyra reforçou a sua disposição em promover a verdadeira mudança em Pernambuco apoiada pelos aliados que conquistou no Sertão, com referência direta a Guilherme e Lucinha. “Nós precisamos construir uma grande corrente, e foi essa corrente que me levou a Prefeitura de Caruaru, que me reelegeu prefeita de Caruaru, que vai levar Lucinha à Assembleia Legislativa e quiçá, queira Deus, que possa levar Gabriel, Alan, Nunes, que certamente reconduzirá Guilherme para bem representar Pernambuco na Câmara dos Deputados, para devolver a voz que nos falta na Câmara dos Deputado, que era voz de Osvaldo Coelho. Não só um defensor do Sertão no discurso, porque é muito fácil fazer discurso. A gente faz um treinozinho no espelho, rala muito fazendo discurso aqui e acolá, mas prometer é a coisa mais fácil do mundo. Sabe o que é difícil? Transformar. Porque quem tem o compromisso de transformar não promete à toa. Você não vai me ver prometendo isso, ou aquilo, mas você vai me ver sempre me comprometendo a fazer junto com o povo e com os meus a mudança de Pernambuco”.