Já está disponível a lista de novos contemplados do Auxílio Brasil no mês de junho. O número de novos beneficiários é definido pelo Ministério da Cidadania, órgão executor do programa, e a mediação com as famílias é feita pelo município, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes).
Para ter acesso ao benefício, o responsável familiar contemplado deve procurar a Caixa Econômica Federal, respeitando a sua data de pagamento definida na programação do Ministério da Cidadania, indicada pelo último dígito do NIS.
Atualmente, Juazeiro conta com mais de 30 mil famílias beneficiárias e a gerente do Cadastro Único, Laurinete Licia de Souza, explica que a inclusão da família no Sistema do Cadastro Único não é suficiente para a concessão do Auxílio Brasil. “Não basta apenas estar no banco de dados ou se adequar ao perfil do programa. A concessão do benefício depende da validação do Ministério da Cidadania. Outro ponto importante para esclarecer é que o Auxílio Brasil não é Auxílio Emergencial. O Auxílio Brasil é um benefício pago para a família, não é individual”, alerta.