A pré-candidata a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, voltou a Petrolina nesta quarta-feira (22), estendendo a agenda até Afrânio, onde conheceu as vocações produtivas e potenciais turísticos da região. Para a Raquel, falta ao governo do estado a iniciativa de desburocratizar a vida dos empreendedores pernambucanos e estabelecer democratização do acesso à água.
“Fizemos a visita hoje a Afrânio, onde estive com a cooperativa da agricultura familiar, com os produtores de Leite de Queijo, de cada uma dessas cidades e é com essa força que a gente vai conseguir mudar Pernambuco. A gente precisa garantir que o Estado faça a sua parte, com acesso a água, estrada, segurança e com o apoio de infraestrutura de tecnologia, apoio técnico, maquinário. Eu vi muita coisa boa, a feira de caprinos e ovinos, passei pela cooperativa que reúne mais de 300 trabalhadores cooperados que fazem, segundo eles, eu estou meio com medo de entrar nessa briga, o melhor doce de leite de Pernambuco, famosíssimo. É muito massa poder andar o estado inteiro de Pernambuco, reconhecer as nossas potencialidades, ver o quanto a gente tem de potencial turístico. Eu estive no Caboclo, no sítio histórico do Caboclo, pude conhecer e reconhecer a história de Pernambuco contada, andando em cada trechinho em que a gente vai no nosso estado. É muito bom estar aqui de volta”.
De volta a Petrolina, ela participou do Primeiro Encontro do Legislativo do Vale do São Francisco, que ocorreu no Sest Senat na tarde de ontem. Na palestra ministrada no evento ela fez uma avaliação da situação do estado a necessidade de priorizar os anseios da população.
“Nos estamos vivendo o pior cenário da história de Pernambuco. O governador Paulo Câmara, infelizmente, é considerado pela nossa população, o pior governador da nossa história. A gente tem uma soma de desemprego, de desalento, um sentimento de abandono muito forte de quem vive no interior, especialmente no Sertão. É um governo que está lá encastelado no Palácio do Campo das Princesas assistindo pela televisão o sofrimento da nossa gente, dialogar com o povo, entender as suas dores e daí conseguir construir as soluções que Pernambuco precisa e a solução vem do nosso próprio povo. Não me venham com discursos, o povo está cansado disso, de conversa bonita com recado publicado no Instagram. O que a gente está fazendo é um mergulho em Pernambuco, para junto com a nossa população a gente conseguir fazer a superação desse momento ruim que a gente tá vivendo na nossa história. Precisamos ter acesso a água, a segurança, a crédito, a oportunidade e ela está aqui na nossa mão. Basta que o governo seja o catalisador nesse desenvolvimento”.
À noite, a agenda se estendeu ao Pátio de Eventos Ana das Carrancas onde ela cumprimentou apoiadores e percorreu as diversas áreas montadas na festa. Raquel também foi recebida pelo prefeito de Petrolina, Simão Durando, que estava acompanhado do pré-candidato ao governo do estado Miguel Coelho. Na conversa, houve o detalhamento da estrutura montada para os festejos juninos e aspectos socioeconômicos do evento.
Anfitrião de Raquel na região, o pré-candidato a deputado federal Guilherme Coelho reforçou a atenção de Raquel Lyra com o Sertão do São Francisco. “É um motivo de muita alegria para a região do Vale do São Francisco, Sertão, a visita em menos de 20 dias duas vezes, da pré-candidata a governadora, Raquel Lyra. Foi uma manhã muito legal, a gente foi a Afrânio que tem o melhor doce de leite do mundo. Ela visitou a cooperativa, a feira de caprinos e ovinos, ficou encantada com o movimento, até viu que tem muitos caruaruenses que vem aqui comprar caprinos e ovinos depois foi a Caboclo ver a cultura, o pé de tamarindo que tem mais de 100 anos, enfim, demonstra dela querer conhecer cada vez mais as necessidades, anseios e as vontades dos sertanejos”.
Entre as qualidades listadas, a disposição de ouvir a população foi um dos fatores que aproximaram Raquel e Guilherme. “Ela demonstra ter muita aptidão pela vontade de ser governadora do Estado. Pergunta muito, quer saber das coisas. Falamos também sobre o canal do Sertão que estou levantando esta bandeira, que é a água de Sobradinho que vai chegar ao Sertão do Arararipe, se Deus quiser, se coloca à disposição, como futura governadora. Então, é um momento muito alegre para a gente e pelo compromisso que ela tem demonstrado de vir ver o Sertão” finalizou.